Município assinou, nesta quarta-feira – 12 de abril, interesse em aderir ao programa de políticas públicas com mais nove cidades
Está avançada a criação do Consórcio Intermunicipal que envolve as práticas de Assistência Social com serviços de alta complexidade. Nesta quarta-feira, 12 de abril, Vinhedo assinou a carta de interesse em aderir ao sistema, que também terá subsídio financeiro do Governo de São Paulo.
O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, acompanhado da secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, e do vereador Paulinho Palmeira, presidente da Câmara, participou da reunião, realizada em Itupeva, ao lado de representantes de outras 9 cidades da região: Bom Jesus dos Perdões, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Nazaré Paulista, Pinhalzinho e Vargem. E, tudo indica que Vinhedo deve ser a sede administrativa do consórcio.
“Esse mesmo sistema de parceria já existe em outras áreas, como o consórcio de Saúde que estamos prestes a iniciar. Agora, chega para suprir uma demanda que tem aumentado e requer um olhar especial. Precisamos cada vez mais acolher as pessoas, e com dignidade”, frisou o prefeito Dr. Dario.
Tal adesão é uma importante alternativa aos governos municipais para a oferta de determinados bens e serviços públicos, diante do aumento desproporcional das obrigações e dos limites operacional e financeiro dos municípios, principalmente os de pequeno e médio porte.
Através dele, por exemplo, serão implantados os serviços regionais de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência e a residência inclusiva. “Será uma forma moderna de gestão de economicidade cumprindo leis que estão no SUAS e suas tipificações de serviços de assistência social, podendo atingir pessoas em situação de vulnerabilidade”, complementou a secretária de assistência social e cidadania, Cristina Mazon.
Caberá à Prefeitura de Vinhedo, nos próximos dias, encaminhar à Câmara Municipal, o Projeto de Lei para apreciação e autorização dos vereadores.