News

Vinhedo é o segundo no país a integrar o banco de dados genéticos da Biotech gen-t

Operação foi iniciada em quatro de janeiro, com um período estimado para recrutamento de 30 a 90 dias

Vinhedo se tornou a segunda cidade do Brasil a integrar o banco de dados genéticos da Biotech gen-t. A iniciativa deseja criar o maior banco de dados do país e mapear o genoma de 200 mil pessoas. São Paulo foi a primeira do país.

A parceria com a cidade veio diante do interesse da região em ser um polo de inovação. A operação começou em quatro de janeiro, o período estimado para o recrutamento será de 30 a 90 dias.

Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos. Além de ler o termo de consentimento, o participante irá responder um questionário sobre a saúde. A expectativa é alcançar mil pessoas durante o período de 90 dias.

Nos próximos cinco anos, a empresa irá retornar para a realização de novas coletas. Os exames serão feitos na UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos, sendo necessário o agendamento prévio através do site gen-t. Além disso, todos poderão realizar exames a cada 12 meses, até o fim do projeto. Já os resultados, são enviados em até sete dias.

Para a CEO da iniciativa, Dra.Lygia da Veiga Pereira, a medicina de precisão precisa ser aplicada à nossa população de uma forma geral: “A partir dos dados que vamos gerar, podemos desenvolver diagnósticos genéticos de pessoas não europeias, para gente não branca. Além disso, esses dados aceleram o desenvolvimento de novos medicamentos. É um motor de inovação para a indústria farmacêutica e de biotecnologia no Brasil e no mundo”, comenta. 

Lygia acredita que com dados de genomas humanos de outras etnias, a empresa vai acelerar o desenvolvimento e aumentar a probabilidade de novos medicamentos chegarem às prateleiras. “Em populações de outras ancestralidades – sem ser as de origem europeia – os indicadores que conhecemos para detectar doenças comuns não têm a mesma precisão. Daí o problema da desigualdade étnica nos estudos genômicos”, complementa a pesquisadora. 

Serviço: 

Projeto gen-t do Brasil – Coleta Vinhedo 

Data: a partir de 04 de janeiro de 2023 (De terça a sexta é realizada a coleta dos exames e aos sábados é realizado o questionário) 

Idade mínima: 18 anos 

Local de coleta: UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos  

Endereço: Rua Agenor de Matos, S/N – Capela – Vinhedo, SP – CEP: 13286-416 

Informações e agendamento: acesse o link: https://gen-t.science/projeto-gent-do-brasil/

Leia anterior

Posto do INSS Vinhedo realizou 6.796 atendimentos em 2022

Leia a seguir

Lukas Santos chega ao Recanto dos Velhinhos com 450 litros de leite