Prefeitura ampliou divulgação nos locais com presença de capivaras e iniciou série de palestras em escolas e para trabalhadores braçais
A Prefeitura de Vinhedo realizou na última quarta-feira, dia 14, um levantamento sobre áreas de risco para febre maculosa no município. O mapeamento é feito pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), do Governo de São Paulo e monitorado constantemente pela administração municipal.
O mapeamento mostra ao menos 7 áreas de transmissão no município, ou seja, são locais que apresentam características ambientais, etimológicas e epidemiológicas favoráveis à infecção humana. Além desses locais, o município possui mais 3 áreas predispostas, ou seja, aquelas que apresentam frequência humana, pesquisa acarológica positiva para carrapatos do gênero Amblyomma e presença de animais que sejam hospedeiros vertebrados amplificadores para Rickettsia do grupo FMB.
Áreas de transmissão: Bairro Pinheirinho, Bairro Planalto, Bairro Paiol Velho, Condomínio Estância Marambaia, Lagoa Hopi Hari, Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SP, Chácara do Lago, Represas, Condomínio São Joaquim.
Área predisposta: Chácaras do Lago e Condomínio Estância Marambaia, Parque Ecológico da Capela.
Nos últimos sete anos, a cidade não registra casos confirmados da doença. De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico, há atualmente 2 casos sendo investigados, 12 notificações e 10 casos descartados.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Os sintomas aparecem após o chamado período de incubação, que leva em média 7 dias, podendo variar de 2 a 14 dias. Em algumas pessoas, pode ocorrer o surgimento de lesões na pele, em geral, do 3º ao 5º dia da doença.
Outras medidas de prevenção incluem a atenção redobrada durante atividades em áreas arborizadas, com alta vegetação e gramados, como trilhas, parques e fazendas. O uso de roupas claras pode facilitar a visualização dos carrapatos, além disso, sapatos fechados, camisas de manga longa e calças podem ajudar na prevenção.
O tratamento da febre maculosa pode ser realizado com o uso de antibiótico por via oral.