

A Rede Municipal de Educação de Vinhedo recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais 2025, certificação que reconhece redes de ensino comprometidas com a equidade racial e a educação antirracista. O reconhecimento foi oficialmente entregue ao prefeito Dr. Dario e à equipe da Educação nesta segunda-feira (10).
A cerimônia de entrega ocorreu no dia 6 de novembro, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Vinhedo foi representada pelo secretário de Educação, Rogério Levy, que recebeu o selo em nome do município.
Nesta edição, o Selo Petronilha certificou 436 redes de ensino em todo o país, das quais apenas 20 receberam destaque nacional, entre elas, Vinhedo, reconhecida por suas práticas formativas, ações pedagógicas e iniciativas de combate ao racismo, alinhadas à Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
O selo homenageia a professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência na educação antirracista e primeira mulher negra a integrar o Conselho Nacional de Educação.