Paixão pela arte começou cedo, com 8 anos de idade
Por Rafaela Duarte
Dançar é uma linguagem universal que ultrapassa fronteiras culturais e barreiras emocionais. Ela auxilia a expressar nossos sentimentos, a explorar nossa criatividade e até mesmo permite o autoconhecimento, de maneira avassaladora. Uma inspiração no mundo da dança em Valinhos é Lisiane de Lima, 50 anos, que por meio de sua jornada como dançarina e empreendedora, sendo proprietária da Academia Viva Arte, é exemplo de determinação e perseverança, evidenciando que é possível transformar sonhos em realidade.
Sua história no meio artístico começou desde pequena, aos 8 anos de idade, quando ela observava algumas meninas começando a praticar ballet, em uma escola de dança em frente à casa de seus pais. Dessa maneira, logo pediu que sua família a matriculasse também, para que pudesse aprender essa dança tão tradicional. “Desde o começo, percebi que aquele era meu mundo, amei a sala de aula, a professora e a aula em si. A partir disso, nunca mais deixei de lado a dança”, relembrou a proprietária da Academia Viva Arte.
Ao longo de sua carreira, desde pequena, existiram desafios, mas Lisiane afirma que foram esses obstáculos que a fizeram crescer e ser quem ela é atualmente. Porém, relatou que sua profissão tornou enfrentar os problemas algo mais leve. Além disso, a dança trouxe para sua vida força, foco e determinação, auxiliando em muitos quesitos de sua vida pessoal. “Eu sou apaixonada pela dança, todos os seus estilos e tudo que ela me proporciona, sou realmente grata”, ressaltou Lisiane de Lima.
Como em todas as profissões, existem inspirações, para a Proprietária da Academia Viva Arte não foi diferente, ela teve fortes influências de diversos bailarinos e coreógrafos. Segundo a entrevistada, um passo importante para sua persistência na carreira foi se tornar membra da Royal Academy of Dance, uma das maiores escolas de professores de dança, ou seja, isso significou muito para ela.
A proprietária da Viva Arte compartilhou que, inicialmente, abrir uma escola de dança não estava nos seus planos. No entanto, ao longo dos anos em que se dedicou ao ensino, ela percebeu o impacto positivo que causa na vida de seus alunos. Foi através do reconhecimento desse valor e da paixão pela arte da dança que Lisiane tomou a decisão de inaugurar sua própria academia.
Lisiane apontou que a dança é uma aliada para uma vida longa e saudável. De acordo com ela, essa prática oferece inúmeros benefícios físicos e mentais que contribuem para uma melhor qualidade de vida. A proprietária brincou, dizendo que irá dançar até quando puder, independentemente da idade, e ressaltou que existem projetos que incentivam idosos a começarem o ballet, por ser um exercício físico completo.