Mudas cultivadas no local serão utilizadas no reflorestamento do CLT após retirada de árvores com risco de queda
O Viveiro Municipal mantido pela Prefeitura de Valinhos conta com diferentes espécies nativas que são usadas na arborização e sustentabilidade da cidade, tanto por meio de doações à população quanto no remanejamento das árvores em espaços públicos. Um dos próximos destinos das mudas será o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT), onde estão sendo removidas várias árvores com risco de queda.
O viveiro fica nas dependências da Secretaria de Serviços Públicos, onde espécies que chegam para serem cultivadas são muitas vezes doadas por meio contrapartida da construção de empreendimentos (conforme especificado em lei) ou por meio do Consórcio das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), parceiros da iniciativa. Há também mudas que são criadas no próprio viveiro pelas equipes responsáveis, desde a semeadura até o porte para o plantio.
As mudas são usadas em projetos importantes de compensação de árvores na cidade, em reflorestamentos, nos passeios públicos, praças e próprios municipais. Como é o caso do CLT onde, devido às fortes chuvas, árvores com risco de queda estão sendo retiradas para a segurança da população. Para substituição das árvores doentes, as mudas do viveiro serão utilizadas para repor a arborização do local com diferentes espécies de árvores nativas e frutíferas.
Atualmente, o viveiro conta com mudas de ipê rosa, amarelo e branco, aroeira, grumixama, ingá, pitanga, araucária, jacarandá, araçá, quaresmeira e outras espécies nativas, além de flores que serão usadas no plantio de praças, canteiros e vias públicas.
Doações
Munícipes que se interessem pela doação de mudas do viveiro devem comparecer à Feira Arte na Praça, realizada todos os domingos na Praça Washington Luís, onde têm acesso gratuito as diferentes espécies de árvores nativas e frutíferas à população.