A empresa Voepass decidiu suspender temporariamente a venda de passagens aéreas até o próximo dia 31 de agosto, para voos que partem ou chegam aos aeroportos de Fortaleza e Natal, entre outros destinos.
A decisão foi motivada pela perda do turboélice ATR 72-500, que fazia o voo 2283 e que caiu em Vinhedo, matando as 62 pessoas a bordo, no trágico acidente do último dia 9. Segundo a companhia, a medida suspensiva foi adotada “em decorrência da reorganização da malha por contingenciamento”, o que causou atrasos e cancelamentos de voos.
No site da Voepass, a venda de passagens para voos que interligam Fortaleza e Natal e estas duas cidades a Fernando de Noronha ou Juazeiro do Norte está bloqueada até pelo menos 31 de agosto. Também não é possível comprar bilhetes para viajar entre Fernando de Noronha e Juazeiro do Norte antes de 1º de setembro.
Desde o acidente com o voo 2283, consumidores que decidiram não voar com a Voepass e cancelar suas passagens, têm procurado órgãos e plataformas de direitos do consumidor, como o site Reclame Aqui, relatando que enfrentam dificuldades para receber o reembolso integral do valor que gastaram com os bilhetes, ou mesmo a realocação em outros voos.
As queixas sobre cancelamentos de voos pela própria empresa também se multiplicaram. Consultada, a Voepass lamentou os contratempos causados pelo contingenciamento e informou que está trabalhando para minimizar transtornos aos clientes da companhia.
(Foto: Agência Brasil/Paulo Pinto)