Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a plataforma X (antigo Twitter) voltou a funcionar para alguns usuários brasileiros na noite desta terça-feira. O desbloqueio da rede social foi ordenado com prazo de até 24 horas, e por volta das 19h30, internautas começaram a relatar que já conseguiam acessar o aplicativo. O assunto rapidamente foi para os trending topics da plataforma, com mais de 30 mil menções à palavra “voltou”.
A movimentação também foi notada no BlueSky, rede concorrente para onde muitos migraram após a suspensão do X, com usuários comentando o retorno da plataforma de Elon Musk no país.
Apesar da decisão judicial que liberou o acesso, a normalização completa do serviço ainda depende das operadoras de internet. A suspensão, em vigor desde o dia 30 de agosto, foi revertida após o pagamento de multas e a indicação de um representante legal do X no Brasil.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi acionada para notificar as operadoras sobre a liberação, garantindo que a plataforma esteja disponível para todos os usuários no país.