Na noite deste domingo, 15, aconteceu a 76ª edição do Emmy Awards, prêmio mais importante e prestigiado da televisão estadunidense. A lista de vencedores foi dominada por “Xógum”, “Hacks” e “Bebê Rena”, que receberam o maior prêmio de suas respectivas categorias, Drama, Comédia e Minissérie. O Emmy 2024 ocorreu no Peacock Theather, em Los Angeles, Estados Unidos. A premiação foi transmitida pela TNT e, no streaming, pela Max.
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” sagrou-se como Melhor Série de Drama e quebrou recordes. A série exibida no Disney+ levou quatro estatuetas para casa. Além de conquistar o maior prêmio da noite, a série venceu nas categorias de melhor ator em série dramática, para Hiroyuki Sanada; melhor atriz em série dramática, para Anna Sawai; e melhor direção em uma série dramática, com Frederick E.O. Toye.
“Hacks” foi outro destaque da noite. A produção da HBO Max surpreendeu o público conquistando o prêmio de Melhor Série de Comédia do ano, desbancando a favorita “O Urso” na categoria. “Hacks” também levou o Emmy de melhor atriz em série de comédia, para Jean Smart, e o de melhor roteiro do gênero, com Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky.
“Bebê Rena”, produção original da Netflix, foi a outra grande vencedora da noite, com quatro estatuetas no total. O sucesso de Bebê Rena na premiação já era esperado, considerando que a série foi um fenômeno no início deste ano. A série limitada venceu como Melhor minissérie ou antologia e também viu seu criador Richard Gadd conquistar o prêmio de melhor ator principal em uma minissérie, antologia ou filme para a TV.
A série ainda levou mais duas estatuetas, uma na categoria de melhor atriz coadjuvante em uma minissérie, antologia ou filme para a TV, para Jessica Gunning, que interpretou a stalker Martha; e uma na categoria de melhor roteiro em uma minissérie, antologia ou filme para a TV.