Manacá-da-serra e quaresmeira são as espécies escolhidas para o trabalho que deverá ser feito em até 30 dias
Na manhã desta quarta-feira, dia 29, será iniciado o plantio de 100 mudas de árvores – espécies manacá-da-serra e quaresmeira -, na região da Avenida Francisco Glicério e Avenida Abolição, em Campinas. Na região entre os bairros Centro e Ponte Preta, foram retiradas 27 árvores inadequadas do canteiro central.
Diferentemente das espécies antigas que podiam causar perigo aos pedestres e motoristas, as novas possuem tamanhos mais adequados para a região, além de serem ornamentais com suas flores roxas, lilases e rosas, que aparecem durante alguns períodos do ano.
A ação será realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Campinas. O prazo para o término é de 30 dias.
Os buracos no solo já estão abertos para receber as novas quaresmeiras e os manacás da serra. Elas podem alcançar dez metros de altura, e seus troncos, podem medir meio metro de diâmetro.
Já o canteiro central, onde ficavam as árvores antigas, foi fechado com massa asfáltica para oferecer um maior espaço no trânsito de veículos. A reconfiguração da via será feita pela Emdec.