Durante evento inédito na cidade, 63 trabalhadores já foram contratados e 155 encaminhados para processo seletivo
O 1º Feirão do Emprego de Valinhos, realizado pela Prefeitura neste sábado (11) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, ofertou 472 vagas em diversos segmentos e recebeu quase 500 pessoas de faixas etárias variadas. Durante o evento, 63 candidatos já foram contratados e outras 155 encaminhados para processos seletivos. Esse número deve aumentar nos próximos dias porque os encaminhamentos continuam.
Felipe Ventura Marcelo de Andrade foi um dos candidatos selecionados para o processo seletivo das vagas de marcenaria e a segunda etapa já acontece nesta segunda-feira (13) com o teste de aptidão para a função escolhida. “Estou muito confiante e com pensamento positivo. Essa não é uma oportunidade que ‘a gente’ tem todo dia, ainda mais nos dias de hoje que está tão difícil arrumar um emprego. Esse é um projeto muito bom”, destacou.
Catarina Heubel é arquiteta e também passou pelo Feirão no último sábado em busca de recolocação no mercado de trabalho. Ela elogiou o funcionamento do evento que uniu, com agilidade, a triagem do processo seletivo e a entrevista profissional no mesmo lugar. “Essa logística é ótima. Evita desgaste físico, emocional e vale muito a pena! Deveria ser de 15 em 15 dias, achei incrível e estou confiante”, ressaltou.
Valter Pinto de Oliveira está há dois anos trabalhando sem carteira assinada e também buscou uma oportunidade no Feirão do Emprego. “O atendimento foi excelente, estava bem organizado e foi muito rápido. As áreas estavam bem divididas e tudo sinalizado. Já fiz minha entrevista e estou aguardando ansioso pelo resultado”, explicou ele, que aguarda no processo seletivo para marcenaria.
O Feirão aconteceu na sede do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, das 8h às 17h e contou com a organização da equipe do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) e três recrutadores analisando os perfis dos candidatos para as vagas. A segunda edição do evento tem previsão de ser realizado no mês de maio e contará com ainda mais vagas e áreas de emprego disponíveis.
ESCOLARIDADE E SALÁRIOS
Segundo o PAT, 99% das vagas do Feirão buscavam ensino fundamental incompleto, fundamental completo, médio incompleto e médio completo e 1% para nível superior (completo e incompleto). Os salários variaram entre R$ 1.450,00 e R$ 11 mil.
As vagas estão sendo destinadas preferencialmente para moradores de Valinhos, mas a abrangência é para Vinhedo e Campinas também. A recomendação é que, quem ainda não tem a carta de encaminhamento do PAT, deve se dirigir ao órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, na Rua Thomas Antônio Gonzaga, 58, na Vila Papelão.