Mamonas Assassinas, o álbum de estreia mais vendido da história no Brasil completa 30 anos

Mega sucesso com 14 hilárias canções vendeu mais de 3 milhões de cópias

Por Bruno Marques

Completa 30 anos, no próximo dia 23 de junho, o único álbum dos carismáticos Mamonas Assassinas, que vendeu mais de 3 milhões de cópias, recebendo certificação de diamante triplo.
É o álbum de estreia mais vendido da história no Brasil, e chegou a vender 50.000 cópias por dia.

🎵 Faixas, referências e pérolas

1406 é a primeira das 14 faixas. Fala sobre consumismo, tem inspiração no RHCP, e traz a pérola: “Eu sou cagado, veja só como é que é: se der uma chuva de Xuxa, no meu colo cai Pelé”.
Originalmente intitulada Vira-Bunda, Vira-Vira é uma sátira com músicas portuguesas de Roberto Leal. A letra é inspirada em uma piada do Costinha, com a máxima: “Mais vale um na mão do que dois no sutiã”.
Primeiro single, Pelados em Santos fala sobre um relacionamento tragicômico e tem referências de Reginaldo Rossi a Crocodile Rock, de Elton John.
Com riff inspirado em Should I Stay or Should I go, do The Clash, Chopis Centis narra um passeio de um pedreiro com sua namorada. Nessa há a inusitadíssima rima: “Quando eu estou no trabalho, não vejo a hora de descer dos andaime. Pra pegar um cinema, ver Schwarzenegger, também o Van Damme”.
Em Jumento Celestino, é misturado rock com forró, com citação a Genival Lacerda. Depois vem a curta e escrachada Sabão Crá-Crá.
Uma Arlinda Mulher é outro caso de relacionamento tragicômico com citações a Belchior e a Creep. A letra tem inúmeros trava-línguas e traz a pérola: “Pois nos tira, põe, deixa ficar, da vida, serei sempre seu escravo-de-Jó”.
Após Cabeça de Bagre II, cujo título é paródia a Cabeça Dinossauro, vem Mundo Animal, que também foi single. Robocop Gay fez Rick Bonadio ligar para Dinho. Ela tem a maioria dos versos terminados em proparoxítonas.
Bois Don’t Cry tem título parodiando Boys Don’t Cry, do The Cure, e traz referências de Waldick Soriano a Rush. Débil Metal tem inspiração no Sepultura, antes de Sábado de Sol, composta pelo Baba Cósmica.
Lá Vem o Alemão fecha o álbum com paródia ao pagode e mais um caso tragicômico com o verso: “Só porque ele é lindo, loiro e forte. Tem dinheiro e um Escort. Como Modess você me trocou”.

Leia anterior

Vacinação contra a gripe será realizada em dois supermercados de Valinhos neste sábado (21)

Leia a seguir

Inverno 2025 começa hoje às 23h42 em todo Brasil