News

40 Anos da GCM Celebrados com Fórum de Segurança e Encontro Maria da Penha

Presença da instituição é um marco na história da cidade.

A Guarda Civil Municipal (GCM) celebra quatro décadas de serviço em Valinhos nesta quarta-feira (4). Para marcar esta ocasião especial, a Prefeitura de Valinhos promoverá o 1º Fórum de Segurança na quinta-feira (5) e o 1º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha na sexta-feira (6). Cada evento será realizado em locais, horários e com itinerários distintos.

“É uma data relevante tanto para a corporação quanto para a cidade. Estes 40 anos de existência foram marcados por um contínuo aprimoramento no trabalho e no atendimento à população”, explicou o Secretário da Secretaria Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

O fórum acontecerá ao longo de dois dias, divididos em dois eventos. Na quinta-feira (5), ocorrerá o Dia de Treinamento – K9 Faro e Proteção no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, o parque da Festa do Figo, a partir das 8h30, com encerramento às 17h. O treinamento de faro dos cães está programado para as 9h30, enquanto o de proteção começará às 13h.

O outro evento é o Encontro de ROMU, que acontecerá na sexta-feira (6), começando às 8h30 na Praça Washington Luiz. Ele incluirá a palestra “Atualidades da ROMU e Atirador Ativo nas Escolas” e, a partir das 13h, a palestra “Atuação da ROMU nas Ocorrências de Grande Vulto e ROMU no Apoio às Demais Viaturas Operacionais”. O evento será encerrado com um desfile dos veículos do grupamento pela cidade às 15h30.

O 1º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha acontecerá na Câmara, com o credenciamento agendado para as 8h, durante todo o dia de quinta-feira (5). A abertura solene ocorrerá às 8h, seguida pela criação e capacitação das guardiãs Maria da Penha e pela participação da Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de São Paulo (MPSP). A manhã se encerrará com uma palestra sobre o “Trabalho em Rede” voltado para o empoderamento feminino.

Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá uma palestra online intitulada “Uma História de Vida” com a ativista Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei 13.340/2002. Às 15h30, uma palestra com a empresa 1DOC abordará a “Transformação Digital na Administração Municipal”. A celebração será concluída com uma mesa redonda com as guardas femininas.

Leia anterior

Bazar Itinerante neste sábado (7) na EMEB Dom Bosco

Leia a seguir

Bênção dos Pets: Paróquia São José de Anchieta celebra São Francisco de Assis