A Preparação para a 4ª Conferência Nacional da Juventude em Brasília
A 4ª Conferência Regional de Juventude aborda oito eixos fundamentais para a discussão de políticas públicas. Neste evento, jovens de toda a Macrorregião de Campinas terão a oportunidade de expressar suas opiniões e ideias, contribuindo para a definição de diretrizes e prioridades nas políticas de juventude.
O evento está marcado para o próximo sábado (30), das 8h às 18h, e ocorrerá no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, situado na Rua Antônio Nunes dos Santos, nº 121, Jardim do Vovô.
Os oito eixos temáticos incluem o Direito à Cidadania, à Participação Social e Política, e à Representação Juvenil, assim como a criação do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). O segundo eixo aborda o Direito à Educação, o terceiro enfatiza o Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda.
O quarto eixo abrange o Direito à Diversidade e à Igualdade, incluindo o Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão. O quinto eixo trata do Direito à Saúde, enquanto o sexto destaca o Direito à Cultura, ao Desporto e ao Lazer.
O sétimo eixo concentra-se no Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, bem como o Direito ao Território e à Mobilidade. Por fim, o oitavo eixo ressalta o Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça. Esses eixos foram agrupados para facilitar a discussão e adequação à realidade da conferência.
Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, destaca a importância desses oito eixos na promoção dos direitos da juventude. Os debates e propostas que surgirem durante a conferência poderão contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida dos jovens na região.