News

80 anos do monumento central da história de Valinhos

De estilo arquitetônico gótico-romântica, marco histórico da Matriz de São Sebastião é celebrado neste mês

Por Bruno Marques

Uma das mais destacadas construções de Valinhos completa 80 anos em março. Munida de oito séculos de história, templo de fé a quem vier, e irresistivelmente bela, a Igreja Matriz São Sebastião é o cartão-postal número um da cidade. Então, em tributo à sua magnífica importância para o município, esta reportagem inicia, nesta edição, uma série especial de matérias a seu respeito.

Sob a edificação da Matriz, há, historicamente, o desespero de um povoado atacado pela Febre Amarela. Em 1889 se iniciou a devastação da doença que assolou Campinas.

Restava à população que tivesse condições, se distanciar das áreas infectadas. Nesse contexto, o padre Francisco Manetta, em um ato de fé, fez uma promessa para que a Febre Amarela se extinguisse.

Para isso, ele prometeu que ergueria uma igreja dedicada a São Sebastião. Após o surto passou, padre Francisco deu início, em 1900, à obra da igreja no alto de uma colina, para que a bênção se estendesse ao povoado.

Com o crescimento da comunidade nas décadas seguintes, a antiga pequena igreja acabou sendo demolida. Em sua sucessão, a Matriz foi erguida. A construção da Paróquia de São Sebastião teve início em 1940, com supervisão do padre Bruno Nardini. Em estilo arquitetônico Gótico Românico, foi feita em concreto, com entalhes de João Pazinatto.

O santo homenageado

De Narbonne, Itália, São Sebastião foi capitão da guarda do Império Romano. Na época em que cristãos eram perseguidos, Sebastião, escondido, consolava os que eram presos. Quando descobriram que o capitão também era seguidor de Cristo, o Imperador Diocleciano sentiu-se traído e ordenou que Sebastião fosse amarrado em uma árvore e lhe fosse aplicada a pena capital com flechas.

Porém, quando achavam que ele teria morrido, foi salvo, curado, e se apresentou a Diocleciano, mas o imperador não cedeu e, em 288, foi brutalmente martirizado.

Serviço:

Missas:
Todos os dias às 7h
Segunda, sexta e sábados às 19h
Domingo: 7h, 9h, 17h30 e 19h

R. Padre Manuel Guinaut, 74, Centro

(19) 3871-8882

igreja@paroquiasaosebastiao.com.br

saosebastiaovalinhos

Leia anterior

Influencer de Valinhos, Flávia Raquel, faz sucesso nas redes e com mais de 60 mil seguidores

Leia a seguir

Confira o cronograma de atividades desta sexta-feira (1º) em Valinhos, organizado pela Zeladoria