Projeto implantado no ano passado já realizou 243 atendimentos e a maioria dos casos foi solucionada de forma rápida e simplificada, sem necessidade de processo administrativo
O Procon Valinhos, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Prefeitura, divulgou nesta segunda-feira (6) o balanço anual dos atendimentos realizados por meio do Programa Fornecedor Amigo do Consumidor (FAC), criado na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy. O objetivo é encontrar uma solução rápida na relação de consumidor e fornecedor, sem a necessidade de abertura de processos administrativos longos e onerosos.
O Programa FAC já resultou em 243 atendimentos desde 2022, sendo que em 75% dos casos houve solução dos problemas apresentados por consumidores junto ao comércio valinhense, o que representa 183 casos de sucesso, com solução rápida e simplificada, tanto para o consumidor quanto ao fornecedor. Dessa forma, o programa cumpre seu intuito de oferecer serviços de alta qualidade aos munícipes, com a consequente melhora no atendimento ao público e mais agilidade.
“Assim, o munícipe tem seus problemas solucionados de maneira rápida, o comerciante soluciona a demanda sem aplicação de multas e o Procon evita a instauração de processos administrativos demorados que poderiam trazer prejuízos para ambas as partes”, destacou a diretora do Procon, Vilma Albuquerque.
Em atendimentos dentro do âmbito do programa FAC, o consumidor tem sua demanda atendida com especial atenção, garantindo agilidade na resolução da demanda, e o fornecedor valinhense se empenha na solução dos problemas questionados em até cinco dias, evitando processos administrativos, eventuais multas e demais sanções administrativas.
Para além dos fornecedores de Valinhos, entendendo que a iniciativa promovida pela Prefeitura poderia melhorar o atendimento a seus consumidores, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) aderiu à modalidade de atendimento FAC personalizado e passou a atender as demandas nos moldes do programa, completando 75 atendimentos desde a implantação em 2022.
O Programa FAC também prevê a realização de palestras de orientação a fornecedores com o intuito de integrá-los aos trabalhos conjuntos da Prefeitura junto ao Procon e, ainda, oferecer recomendações para a melhora do atendimento ao público e das tratativas necessárias para o pleno atendimento das normas constantes no Código de Defesa do Consumidor.