News

Campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal é iniciada em Valinhos

Exames preventivos serão realizados nas UBSs sem necessidade de agendamento prévio

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, inicia nesta segunda-feira (17) a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, que ocorre paralelamente à campanha de vacinação contra a gripe realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Até 31 de maio, os cidadãos que forem se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe, poderão se dirigir às equipes de saúde bucal das UBSs para solicitar a realização de exame da cavidade oral, feito por um cirurgião-dentista. Não é necessário agendamento prévio.

Além disso, em todas as UBSs e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) estão disponíveis folders contendo orientações sobre a importância de ações preventivas, como higienização dos dentes e próteses, autoexame bucal, autocuidado, dieta equilibrada e consequências negativas do fumo, consumo de álcool, prótese mal-adaptada, entre outros.

Em geral, o câncer bucal, em seu estágio inicial, não apresenta sintomatologia, por isso, a importância de procurar um cirurgião dentista com frequência. Placas brancas e vermelhas e pequenas úlceras, por exemplo, podem ser visualizadas logo no início e, consequentemente, a possibilidade de cura é muito grande.

“As UBS’s são porta de entrada para o atendimento voltado à saúde bucal. Muitas lesões pré-cancerosas de boca, cânceres de boca e orofaringe são diagnosticados precocemente pelo dentista durante consultas de rotina”, afirma a diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos, Nayene Eid.

Em casos de alterações, os pacientes terão continuidade no atendimento e deverão retornar em data agendada pela unidade para reavaliação e encaminhamento ao CEO, se necessário. Caso haja suspeita de malignidade, o paciente deverá ter o exame marcado com o estomatologista do CEO, sem necessidade de aguardar a reavaliação. Lá são realizadas as biópsias das lesões de boca e, se confirmado o diagnóstico de câncer, é feito o encaminhamento imediato para o tratamento. Todo o processo é realizado pela rede municipal.

“Nós, cirurgiões dentistas, recomendamos o autoexame da boca, mensalmente, diante de um espelho para verificar se existe qualquer área anormal, como manchas brancas (leucoplasia), feridas ou nódulos. Isso é muito importante para pessoas que fumam e/ou ingerem bebidas alcoólicas rotineiramente, pois ambos aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Por essa razão, é importante a realização de exames odontológicos regulares que incluam um exame de toda a boca para a detecção precoce do câncer de boca e orofaringe e lesões pré-cancerosas de boca”, explica.

Leia anterior

Feira Livre de Arte Contemporânea – Flac expõe obras de 80 artistas mineiros

Leia a seguir

Racionamento de energia atinge diversos países e aponta importância de “plano B”