News

Central iCidadão dará início aos serviços hoje, dia 30, em Valinhos



















Espaço para atendimentos modernizados foi inaugurado para atendimento da população

No Paço Municipal, foi inaugurada nesta segunda-feira a Central iCidadão, e começa a funcionar hoje, dia 30, com 12 serviços disponíveis. O agendamento de dia e horário pode ser feito online no site da Prefeitura.

Alguns dos serviços disponíveis serão solicitação de parcelamentos, impressão de boletos, emissão de taxas mobiliário e imobiliário, serviços relacionados ao IPTU e ITBI, entrega de Habite-se e de parecer, consulta de débitos e certidões em geral. Os demais serviços serão implantados aos poucos.

Os cidadãos podem realizar seu cadastro para a emissão do Cartão iCidadão apresentando seu RG, CPF e comprovante de residência. Após isso, o cartão será enviado para o endereço na cada de cada um. Conforme os cartões forem emitidos, os dados dos valinhenses são agrupados em um sistema de gerenciamento da Prefeitura, para controle da cidade e dos moradores.

Com a Empresa Fácil, será possível abrir seus negócios pela internet, de forma integrada com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e com a RedeSim do Governo Federal. Além de ter pesquisa de viabilidade de uso do solo automática e tramitando os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas de forma totalmente online, sem se deslocar à Prefeitura.

Já a Planta Online é um sistema para gestão digital de processos relativos à aprovação de plantas e projetos, dessa forma permite aos proprietários de imóveis, arquitetos, engenheiros e demais profissionais e empresas da Construção Civil a oportunidade de consultar o melhor lugar para construir, por meio de critérios de sustentabilidade previstos no Plano Diretor, com funcionalidades web para emissão de alvarás e Habite-se digitais.

Essas soluções estão unidas em um Cadastro Técnico Multifinalitário, por do qual os dados produzidos pelos diferentes sistemas informatizados são tratados e integrados para formação de Painéis e Salas de Situação, que permitem o monitoramento da prefeitura, por meio de uma visão única e integral de imóveis, cidadãos residentes e empresas.

Na cerimônia de abertura estavam presentes os vereadores Alecio Cal, Alexandre Japa, Fábio Damasceno, Gabriel Bueno, Henrique Conti, Marcelo Yoshida, Simone Bellini e Thiago Samasso. Além de Luciano Cintrão, diretor da Mitra, e do secretário de Governo, Crislanio Lopes e outras autoridades.

Leia anterior

Como a IA pode ser usada dentro do setor de TI?

Leia a seguir

“Manhã Sertaneja” terá a apresentação da dupla Romario e Reginaldo