Novo espaço oferece acolhimento humanizado, privacidade às vítimas e brinquedoteca para os seus filhos
O Projeto Guardiã Maria da Penha, instituído em Valinhos há um ano, avançou mais uma etapa. Nesta quarta-feira, dia 31, a Sala Lilás foi inaugurada na sede da GCM (Guarda Civil Municipal). O espaço foi estruturado para o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e conta com área lúdica para crianças.
A partir da denúncia da violência, a vítima agora será levada pela viatura da Patrulha Maria da Penha, ou de outra corporação, à Sala Lilás, que tem como principal característica o acolhimento exclusivo, evitando constrangimentos. Enquanto a equipe presta os primeiros atendimentos à mulher, seus filhos poderão ficar na brinquedoteca com segurança.
Depois de passar pela Sala Lilás, a vítima é acompanhada até a Delegacia da Defesa da Mulher, de onde também poderá ser solicitada pela autoridade policial a medida protetiva à Justiça
O início do funcionamento da Sala Lilás marca um ano do Projeto Guardiã Maria da Penha, período em que foram realizados 650 atendimentos e 53 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça foram assistidas.