News

Valinhos regulamenta lei que fortalece o Sistema Único de Assistência Social 

Medida beneficia toda a população por meio de serviços públicos, programas e projetos estruturados

A prefeita Capitã Lucimara Godoy sancionou nesta quarta-feira, dia 13, durante a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, a Lei nº 6.464/2023 que regulamenta o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Valinhos.

A medida coloca um ponto final na espera de 30 anos. O SUAS, em âmbito federal, teve a sua regulamentação por meio da Lei 8.743/93 (Lei Orgânica da Assistência Social), que instituiu a política de assistência social em um sistema único e universal, assim como na saúde. Estabeleceu, ainda, a gestão articulada do SUAS entre os entes federados, União, Estados e Municípios, os vinculando não somente na tipificação dos serviços, mas também em questões orçamentárias e metodológicas. .

Com a regulamentação do SUAS em Valinhos, os trabalhos realizados para mitigar as potenciais vulnerabilidades sociais e atuar na redução de danos já existentes serão aprimorados, principalmente através da análise do território valinhense.

Alguns dos serviços mais utilizados em Valinhos são de Proteção e Atendimento Integral à Família, que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas, e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, que consiste no apoio, orientação e acompanhamento das famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Leia anterior

Vereadores aprovam projeto de lei que obriga instalação de detectores de metais nas escolas

Leia a seguir

Vereadores dão prazo de no máximo 1 ano para a Prefeitura renovar licitação do transporte público