Aparelho é uma tecnologia que permite o monitoramento contínuo dos níveis de glicose no sangue ao longo do dia
Por Bruno Marques
A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, 12, projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para as pessoas com diabetes Tipo 1, em Valinhos. O aparelho é uma tecnologia que permite o monitoramento contínuo dos níveis de glicose no sangue ao longo do dia. O texto foi apresentado pelo vereador Franklin (PL) e recebeu, posteriormente, a assinatura também dos vereadores Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSD) e Rodrigo Toloi.
Segundo o vereador Franklin, o medidor oferece diversas vantagens em comparação aos métodos tradicionais de monitoramento de glicose, como os testes de picada no dedo com glicosímetros.
O vereador Alécio Cau disse que qualquer ação realizada para melhorar a saúde da população é bem-vinda. “No caso da diabetes, sabemos que, quando o paciente faz o acompanhamento e tratamento, de acordo com as recomendações médicas, ele tem menos probabilidade de ter problemas de saúde. As pessoas que não têm condições de comprar os medidores terão essa distribuição gratuita”, destacou.
O vereador André Amaral ressaltou que em Vinhedo já existe lei que obriga a distribuição gratuita dos medidores. Segundo ele, não há previsão no orçamento de Valinhos para que essa lei seja colocada em prática ainda neste ano, mas que é possível fazer uma suplementação orçamentária, se for de interesse da Administração. “Não é caro. Em Vinhedo, o recurso que se gasta é pequeno, mas para o munícipe faz uma diferença tremenda, porque ele precisa, de fato, fazer um acompanhamento”, discursou.
Contratação de professores
Foi aprovado ainda projeto de lei da prefeita Lucimara Godoy (PSD) que autoriza a Prefeitura a realizar processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores substitutos. De acordo com a prefeita, o objetivo é cobrir as faltas inesperadas dos profissionais efetivos, que podem ocorrer por motivos de licença médica ou outros afastamentos.
Tribuna-palanque
Simone Bellini anunciou sua saída do Republicanos e filiação ao União Brasil: “Meus valores sobrepõem qualquer sigla partidária”.
Mayr (Podemos) oficializou sua pré-candidatura para prefeito
Dengue e canaletas
Alexandre Japa (PRTB) falou sobre sua presença em reunião de comissão contra a dengue com o intuito de combater a epidemia: “é importante que a população faça a sua parte”. Henrique Conti (PTB) mostrou a colocação de canaletas no Parque Valinhos feita por um morador local.
Zeladoria e estatuto
Alécio Cau (PDT) indicou troca de lâmpadas no Jardim do Lago, melhorias em estrada de servidão próxima à Campos Sales, na altura da JC turismo e troca de poste no Jardim Figueiras.
Marcelo Yoshida (PT) voltou a pedir, com urgência, a aprovação da revisão do estatuto do magistério e a realização de concurso para a Educação. “Hoje mais dois profissionais da rede pediram exoneração. Esperamos que a Secretaria não deixe alunos sem professores”, lamentou.
Carnaval e castração
César Rocha (União) falou sobre a doação de cheque de R$ 1560 à Casa da Criança, feita juntamente com Gabriel Bueno (MDB) pela venda de 53 abadás do Bloco do Adoniran Barbosa, durante o Carnaval. Ele também anunciou castração de cães e gatos no Parque Portugal: “Só vamos resolver o problema quando tivermos pelo menos 75% dos animais esterilizados e chipados”.
Homenageada
Indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a economista Maria Cristina Briani foi homenageada com a medalha Sarah Kubitschek. Ela é conselheira do CMDM e atuou nos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano.
Cris Briani, como é conhecida, também integrou o grupo Mobiliza Plano Diretor e é ativa no Centro de Cid, Defesa Direitos Humanos e Desenvolvimento Social “Dorothy Stang”. Ela concorreu às eleições de 2020 e foi vereadora suplente em Valinhos em 2022.