Dia 3 de agosto será o “Dia D” das convenções que definirão candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições municipais
Em Valinhos, o dia 3 de agosto será o “Dia D” das convenções municipais, com a maioria dos partidos agendando suas convenções para essa data, dois dias antes do prazo final. As convenções irão oficializar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, iniciando a campanha eleitoral no dia 16 de agosto. De 20 de julho a 5 de agosto, os partidos podem realizar convenções partidárias municipais para definir seus candidatos nas eleições majoritárias e proporcionais, que ocorrerão em 6 de outubro. Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto. Qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto antes dessa data pode ser considerada irregular e sujeita a multa, alerta o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE.
O Partido Novo será o primeiro a realizar sua convenção municipal, neste sábado, dia 20, às 10 horas, onde deverá confirmar sua chapa de candidatos a vereador e o pré-candidato Lineu Bueno de Oliveira Filho ao cargo de prefeito, com Paulo Ernani de Andrade e Santos como vice. O partido não confirmou o local da convenção. Todos os demais partidos marcaram suas convenções para o dia 3 de agosto.
O grupo de partidos aliados ao pré-candidato Franklin – PL realizará as convenções do PSDB, Cidadania, Republicanos, Democracia Cristã – DC e PL no Plenário da Câmara Municipal, das 9h30 às 10 horas do dia 3.
O PT de Valinhos aguarda a definição do local para estabelecer a hora da sua convenção, que irá oficializar os pré-candidatos Léo Pinho e Débora Lopes a prefeito e vice-prefeita, juntamente com a chapa de candidatos a vereador das federações Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PSOL em Rede (PSOL e Rede).
O grupo de partidos que forma a base do pré-candidato Alexandre Tonetti – União Brasil – realizará sua convenção no Clube de Campo Vale Verde, às 17 horas. Junto com União, realizarão convenções Mobiliza, AGIR, PRTB, PDT, Progressistas, Solidariedade e Avante para homologar suas chapas de vereadores e o pré-candidato Mauro Penido como vice-prefeito.
Os cinco partidos que formam a base da pré-candidata Lucimara de Godoy – PSD, atual prefeita que disputa a reeleição, realizarão sua convenção na Fonte Santa Tereza, a partir das 11h30, ao lado do MDB, PSB, Podemos e PRD. No mesmo dia e local, será homologado o nome do candidato a vice que estará ao lado de Lucimara na campanha, juntamente com as chapas de vereadores.
No dia das convenções, os presidentes dos partidos orientarão os correligionários sobre a pauta, que primeiro deverá oficializar, por aclamação, os candidatos que disputarão as eleições majoritárias – prefeito e vice-prefeito – e se haverá coligação com outros partidos.
Na sequência, acontece a definição dos nomes dos candidatos ao cargo de vereador. Cada partido poderá lançar até 20 candidatos, sendo que 30% dessas candidaturas deverão ser preenchidas por mulheres. O sorteio dos números dos candidatos a vereador também acontece na convenção. Para as eleições proporcionais, não há coligação.