Durante o voo, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o piloto ao perceber a perda de sustentação do avião
O Jornal Nacional teve acesso e revelou na última quarta-feira (14) detalhes do gravador de voz do avião da VOEPASS Linhas Aéreas que caiu em Vinhedo, com 62 pessoas a bordo na última sexta-feira. As conversas registradas entre o piloto e o copiloto foram transcritas pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A transcrição abrange duas horas de diálogos na cabine. Investigadores informaram que a análise preliminar indicou uma perda repentina de altitude da aeronave. No entanto, a partir da análise do áudio, não foi possível determinar a causa exata do acidente.
Durante o voo, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o piloto ao perceber a perda de sustentação do avião. O piloto respondeu que era necessário aumentar a potência para tentar estabilizar a aeronave e evitar a queda. Infelizmente, a tentativa não teve sucesso, e em apenas um minuto, o avião colidiu com o solo. A gravação foi interrompida por gritos da tripulação.
Os investigadores também destacaram que as hélices da aeronave estavam localizadas na parte superior da fuselagem, muito próximas à cabine, o que gerava um excesso de ruído e dificultava a compreensão dos diálogos. Mesmo com essa dificuldade, os peritos afirmaram não ter identificado sons de alerta comuns, como falhas elétricas, presença de fogo ou pane nos motores.