News

Dia do Profissional de Educação Física: José Muller, estudante e estagiário em Valinhos

Por Gabriel Previtale

Neste 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física, destacamos a trajetória de José Muller, um jovem de 18 anos, morador do Jardim São Francisco em Valinhos, que já dá os primeiros passos na profissão que escolheu com tanto amor. Desde os 4 anos, José nutre uma paixão pelo esporte, que o motivou a ingressar na faculdade de Educação Física e atualmente a estagiar na academia Skyfit, também em Valinhos.

José cursa a faculdade pela manhã e estagia na academia Skyfit no período noturno. “Apesar da rotina intensa, consigo organizar meus horários para ter tempo para outras atividades. O maior desafio é a locomoção, mas tenho lidado bem com isso”, compartilha.

Ao longo de sua formação, José aprendeu lições valiosas, como respeitar o ritmo, a força e o tempo de cada aluno. “Nós, como profissionais da área, precisamos ter jogo de cintura para adaptar os treinos de acordo com as necessidades individuais”, afirma. Ele também destaca a importância da ética profissional, matéria que considera essencial na faculdade para saber abordar e respeitar os alunos.

O que mais o encanta na profissão é a possibilidade de ajudar as pessoas a recuperarem sua autoestima e saúde. “A sensação de ver uma pessoa voltar a se sentir bem consigo mesma é o que mais gosto na profissão”, diz José. Com uma abordagem carismática, ele sempre busca exaltar as conquistas de seus alunos, valorizando cada passo de sua evolução.

Antes de adaptar um treino, José realiza pesquisas sobre o problema específico do aluno e busca orientação de professores formados. “Os casos mais desafiadores são os de alunos com lesões cervicais, por ser uma área que exige maior cuidado”, explica.

O futuro de José Muller está voltado para a medicina do esporte. Ele almeja sair da área de personal trainer para se especializar ainda mais, com o objetivo de tornar o mundo um lugar mais saudável. Em sua trajetória, José representa a nova geração de profissionais de Educação Física, comprometidos com o bem-estar e a saúde de seus alunos.

Leia anterior

Santa Casa de Vinhedo recebe R$ 5 milhões para construção de Hospital Infantil

Leia a seguir

Mulheres poderão se alistar no serviço militar de forma voluntária a partir do próximo ano