News

Profª de vôlei, Aline Pelegati, se dedica ao esporte em Valinhos há 14 anos

Aline Pelegati, professora de Educação Física e ex-atleta de voleibol de Valinhos, começou sua carreira como docente no município em 2010, após passar em um concurso público. Para ela, retornar à cidade que tanto marcou sua formação foi uma grande alegria. “Fui atleta das equipes de voleibol de Valinhos dos 12 aos 18 anos, e foi uma honra voltar à casa onde foram formados parte dos meus valores, desta vez como professora”, afirma Aline.

Atualmente, Aline dá aulas para diferentes faixas etárias, com destaque para o sub-14 feminino. Ela destaca a importância de trabalhar com as categorias iniciais, onde vê o crescimento e desenvolvimento das alunas tanto no esporte quanto na vida. “A evolução delas é algo que me traz uma enorme satisfação, e saber que faço parte disso é gratificante”, comenta.

Sobre o trabalho com as meninas do sub-13, Aline ressalta que essa faixa etária é desafiadora, mas ao mesmo tempo repleta de energia e paixão pelo vôlei. No entanto, a professora observa que essa geração enfrenta dificuldades em relação ao foco e à tolerância à frustração, algo que tem trabalhado intensamente. “Desde o início do ano, abordamos questões psicológicas como autorregulação emocional e controle de impulsividade, e o grupo tem respondido muito bem”, conta Aline, que celebra a invencibilidade de sua equipe, com 11 vitórias em 11 jogos na Liga Regional de Voleibol.

Além do voleibol, Aline também atua no SESI de Valinhos, como parte do Projeto Atleta do Futuro, voltado para crianças de 7 a 12 anos. Ela destaca o impacto positivo do esporte na formação das crianças e a crescente demanda pelo voleibol no SESI. “As crianças adoram tanto o esporte que pediram a instalação de uma rede na área externa da quadra para praticar nos horários vagos, o que considero muito saudável”, afirma.

Aline também se envolveu com a ginástica artística na Secretaria de Esportes, uma modalidade que a encantou desde a faculdade. “A ginástica entrou na minha vida de forma inesperada, mas me apaixonei ainda mais pela modalidade”, diz ela. Aline acredita que seu propósito de vida é ajudar crianças e adolescentes a alcançarem seu melhor, seja no vôlei, na ginástica ou em qualquer outra atividade.

Com uma abordagem voltada para o desenvolvimento individual de cada aluno, Aline foca no lado humano de seus atletas. “Cada criança que chega até nós é um ser humano com sonhos e anseios, e devemos respeitar sua individualidade. Valorizar o lado humano é fundamental para manter o engajamento e o prazer no esporte”, conclui.

Leia anterior

Espetáculo ‘Uma Porta Sem Casa’ estreia no Teatro Darci Rossi, em Valinhos

Leia a seguir

Companhia Azul abre vagas para estágio no Viracopos, em Campinas