Seca prolongada tem reduzido significativamente as chuvas na região, e o cenário pode se agravar nos próximos meses
As vazões dos rios nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) estão, em média, 36% abaixo do esperado para o período, devido à transição do fenômeno climático “El Niño” para “La Niña”. A seca prolongada tem reduzido significativamente as chuvas na região, e o cenário pode se agravar nos próximos meses, segundo o hidrólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo.
Zuffo foi convidado pelo Consórcio PCJ para apresentar seus estudos e previsões durante a 95ª Reunião Plenária do Consórcio, que acontecerá no próximo dia 26 de setembro, no NOHotel, em Americana (SP), a partir das 9h. O especialista alerta que a estiagem deverá ser mais longa este ano, com as vazões dos rios permanecendo abaixo da média até o início de dezembro.
Em recente entrevista ao Portal Água, Zuffo destacou que as cidades sem reservatórios municipais ou sem abastecimento regulado pelo Sistema Cantareira serão as mais afetadas pela estiagem prolongada. Durante a Reunião Plenária, ele apresentará cenários sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ e oferecerá orientações para que municípios e empresas desenvolvam planos de ação e contingenciamento diante da possível intensificação da seca.
Na mesma reunião, em comemoração aos 35 anos do Consórcio PCJ, será entregue o troféu “Gestão Sustentável da Água”. A premiação reconhecerá prefeituras que colaboram com a sustentabilidade hídrica por meio de parcerias com o Consórcio. Atualmente, a entidade é composta por 41 municípios, incluindo Campinas, Piracicaba, Limeira, Vinhedo e Valinhos.
Serviço:
Evento: 95ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ
Local: NOHotel Premium, R. Ítalo Boscheiro, 555, Americana (SP)
Data e Horário: 26/09/2024, às 9h
foto: Agencia das Bacias PCJ