A economia, uso consciente da água, assim como a reutilização desse recurso fundamental para as nossas vidas e saúde do planeta Terra, não é uma prática que deve ser adotada apenas em períodos de estiagem. Mesmo com a chegada das chuvas, é preciso manter uma postura responsável em relação ao uso desse recurso finito.
Em tempos em que o meio ambiente vem dando sinais claros de que precisa de cuidados cada vez mais rígidos, usar a água de forma consciente precisa virar rotina durante o ano todo. É o que recomenda a DAEV S.A, que preparou dicas importantes e muitos úteis à população, que podem ajudar na hora de economizar e reaproveitar a água de diversas maneiras.
Regar plantas com água da chuva ou do ar-condicionado
Ao invés de usar água da torneira para regar as plantas, utilize água armazenada da chuva ou ar-condicionado.
Lavar carro, quintais e calçadas com água da máquina de lavar
A cada lavagem, uma máquina de lavar roupas gasta aproximadamente 135 litros de água. Em vez de deixá-la ir embora, podemos redirecionar o cano da máquina para um balde grande e aproveitar para lavar calçadas, carros e quintais.
Reaproveitar a água do cozimento de alimentos
A água usada para cozinhar legumes, por exemplo, pode ser utilizada no preparo de outros alimentos, como o arroz. A prática proporciona mais sabor e nutrientes aos pratos, além de economizar água.
Nas empresas, reutilizar água da chuva para lavar pátios, limpar maquinário, regar hortas comunitárias ou jardins
Para armazenar a água da chuva com segurança, é necessário instalar um sistema de captação que direcione a água das calhas e do telhado para um reservatório, que pode ser reutilizada para lavar pátios, maquinários, regar hortas e jardins.