A edição deste ano da tradicional Festa do Figo marcou o retorno de dois personagens muito queridos pelo público: Figuito e Goiabita, com grande sucesso, interpretados pelos artistas Thierry Vinícius, de 19 anos, e José Inácio, de 17.
A oportunidade de dar vida aos personagens surgiu de forma inesperada. “Ambos tínhamos o anseio de fazer parte da Festa do Figo de 2025, mas não tínhamos noção de que seria dessa forma”, conta os artistas. Eles tinham inscrito sua companhia circense, Circos e Contos, no edital de artistas da cidade, e foram aprovados.
Inicialmente, esperavam trabalhar como artistas itinerantes, mas o projeto não foi adiante. Foi nesse momento que receberam o convite da Estrela Som para assumir os papéis de Figuito e Goiabita. “Foi um desafio, mas o carinho e os elogios que recebemos mostraram que tiramos de letra”, completam
Durante três semanas de festa, a interação com o público foi intensa e especial. “Foi uma experiência fenomenal! Por onde o Figuito e a Goiabita passavam, eles tiravam sorrisos de todos ao seu redor. Desde crianças até mesmo adultos e idosos queriam interagir e tirar fotos com essa dupla”, relembra Thierry. Já José destaca os desafios: “A rotina de esforço físico e o desafio de encantar o público usando um figurino, sem poder falar, foram os maiores diferenciais desse projeto. Cada sorriso e cada abraço fez tudo valer a pena!”.
Os artistas passavam cerca de seis horas por dia caracterizados como os mascotes, alternando entre momentos no palco, sessões de fotos e passeios pela festa. “Nosso objetivo nunca foi ser aquele tipo de mascote que só anda e acena, mas sim que se envolve ativamente, brinca e gera carisma” Foi essa preocupação que fez com que esses personagens se tornassem tão amados pelo público e gerassem memes nas redes sociais.
Sobre um possível retorno na próxima edição, a resposta é: “Com toda certeza, sim! Estamos muito animados para essa próxima aventura! Foi muito gratificante dar vida aos personagens que levam o nome da festa, e amaríamos fazer novamente”