

Valinhos dará um passo importante para o fortalecimento do seu setor agropecuário nesta quinta-feira (22), às 10h, com a reinauguração da Casa da Agricultura, agora oficialmente chamada Casa da Agricultura Francisco Fabiano. O evento contará também com a adesão da cidade ao Programa Município Agro, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O espaço foi totalmente revitalizado após um convênio retomado entre a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAAE), que estava desativado há mais de oito anos. A obra foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Segundo o secretário do Verde e da Agricultura de Valinhos, André Reis, a reinauguração marca o início de um novo tempo para o desenvolvimento rural do município. “Esse será um espaço de interlocução direta com o homem do campo, com suporte técnico e institucional para nossas demandas agrícolas”, afirmou.
Homenagem ao agricultor Francisco Fabiano
Durante o evento, será oficializada a homenagem ao agricultor Francisco Fabiano, conhecido como Vô Chico Fabiano, que dá nome à Casa da Agricultura. A homenagem foi aprovada em junho de 2023 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por iniciativa do deputado Edmir Chedid (União), atendendo a um pedido do vereador Veiga.
Nascido em 1912, Vô Chico deixou um legado de trabalho e união familiar na agricultura valinhense, especialmente na produção de frutas como figo, goiaba, carambola e pêssego. Sua trajetória também inclui a fundação da tradicional empresa Campal Frutas, em Valinhos.
Valinhos entra no ranking do Município Agro
A cerimônia marcará ainda a assinatura de adesão de Valinhos ao Programa Município Agro, também conhecido como Ranking Paulista do Agro. A iniciativa do governo estadual incentiva práticas sustentáveis e políticas públicas para o fortalecimento do setor agropecuário. Os municípios mais bem ranqueados serão beneficiados com recursos do Estado.
“A adesão representa um compromisso com a melhoria contínua do nosso setor agrícola, que é parte essencial da economia local”, afirmou André Reis.
O evento contará com a presença do secretário executivo da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Édson Alves Fernandes.