Escrito por: Bryan Gouveia — Jornalista e Repórter fotográfico.
Um registro raro de um Veado-mateiro (Mazama rufa) foi feito na última semana no Clube de Campo Valinhos. A fotografia foi compartilhada em um grupo de WhatsApp por Regina, moradora do local, e chamou a atenção de especialistas e moradores da região.


Para entender mais sobre o animal, o Jornal Terceira Visão consultou o biólogo Fábio H. Motta, presidente do Instituto Serra dos Cocais (ISC) e especialista em fauna da região. Ele explicou que o animal fotografado é popularmente conhecido como Veado-mateiro, mas seu nome científico é Mazama rufa, espécie que habita o estado de São Paulo.
Segundo o especialista, o Mazama rufa foi recentemente diferenciado geneticamente da espécie Mazama americana, graças a pesquisas do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos da Unesp de Jaboticabal (SP). A espécie registrada na Serra dos Cocais está distribuída por três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e sul da Floresta Amazônica.
Ainda segundo o biólogo, embora não esteja listada oficialmente como ameaçada por falta de dados consolidados, a população de Veado-mateiro em Valinhos é considerada ameaçada, reforçando a importância de ações de preservação e do monitoramento constante da fauna local.
O registro no Clube de Campo Valinhos reforça a relevância das áreas de preservação na cidade e destaca a necessidade de conscientização da comunidade para a proteção da biodiversidade.