Feira do Agricultor ‘Quarta É Feira’ passa a se chamar oficialmente Hitomo Imanishi em Valinhos

Homenagem celebra a história e o legado do produtor de goiaba na agricultura local

A tradicional feira livre ‘Quarta É Feira’, realizada no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) de Valinhos, viveu um momento de grande emoção nesta quarta-feira (30). A partir desta data, o espaço passa a se chamar oficialmente Feira do Agricultor ‘Quarta É Feira’ Hitomo Imanishi, em homenagem ao produtor rural que marcou a história da agricultura no município.

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e produtores locais. O ponto alto do evento foi o descerramento da placa de nomeação, em reconhecimento à contribuição de Hitomo Imanishi à feira e ao fortalecimento da produção rural em Valinhos.

“Estamos muito felizes com esta homenagem. O Hitomo sempre foi um homem muito trabalhador, que gostava da vida rural, da plantação e sempre procurou ajudar muito para melhorar a vida do produtor”, afirmou o irmão do homenageado, Shoiti Imanishi. Estiveram também presentes na cerimônia a mãe Shiue, de 92 anos, e os irmãos Marco Hiroshi e Kazumi.

Mesmo com parte da família residindo no Japão e no Paraná, a atuação do clã Imanishi segue firme em Valinhos. A barraca de hortifrútis da família está presente tanto na feira do CACC quanto no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, aos sábados, com produtos cultivados no Bairro Macuco.

Durante os discursos, o vice-prefeito Luiz Mayr Neto, representando o prefeito Franklin Duarte de Lima, destacou a importância do agricultor para a cidade. “É uma vida difícil, sujeita ao clima, à produção e outros fatores. Com esta homenagem, Hitomo vai ficar para a eternidade”, afirmou.

O secretário do Verde e da Agricultura, André dos Reis, lembrou do dinamismo do produtor e sua atuação na criação de feiras na cidade. “Foi um dos fundadores da feira de sábado no Parque Municipal e esteve ativo também na do CACC”, destacou.

A homenagem foi viabilizada por meio da Lei Municipal nº 6.496, de autoria do vereador Veiga. “Hitomo foi um homem de grande coração. Sempre ajudou nas atividades da agricultura da cidade. Ele é Valinhos”, declarou.

A cerimônia também integrou as comemorações do Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. As ações se encerram no próximo sábado (2), com uma solenidade na Casa da Agricultura, às 10h, para a entrega da premiação aos vencedores do concurso de frutas realizado durante a Festa do Figo e Expogoiaba 2025.

Estiveram presentes na homenagem os secretários Alexandre Emerson de Oliveira (Obras Públicas), Pedro Pelegrini (Agricultura) e os vereadores Marcelo Yoshida e Edson Secafim.

Nascido em Maringá (PR), Hitomo chegou a Valinhos em 1979 e fincou raízes no Bairro Macuco. Trabalhou na Fazenda Santana e dedicou sua vida à produção agrícola. Seu espírito de coletividade e liderança foi fundamental para o surgimento e fortalecimento das feiras livres do município. Por mais de duas décadas, atuou para aproximar o campo da cidade e fortalecer os laços entre produtores e consumidores.

Hitomo Imanishi faleceu em 26 de maio de 2023, deixando um legado reconhecido agora com a nova denominação da feira que ajudou a construir.

Leia anterior

William Marques vence 1º Campeonato de Capoeira de Valinhos

Leia a seguir

GCM prende dupla especializada em furto de veículos