Atualmente, ministra aulas em diferentes pontos da cidade: Bom Retiro, Parque das Colinas, Parque Municipal, Jardim Lago, Clube São Cristóvão e Jardim Paraíso
Por Gabriel Previtale


Nascida e criada em Valinhos, Elaine Cristina Banhi Formigone construiu sua vida profissional unindo duas grandes paixões: o movimento e o cuidado com as pessoas. Sua história com a Secretaria de Esportes começou ainda na época da faculdade, quando realizou os estágios obrigatórios. Após formada, assumiu como professora de natação e ginástica, função que exerce com dedicação até hoje.
Em 2010, após aprovação em concurso público, passou a atuar oficialmente como professora de ginástica da rede municipal. Durante a pandemia, buscou novas capacitações e se especializou em Pilates e Lian Gong, ampliando as possibilidades de oferecer saúde e bem-estar à comunidade.
Com mais de 30 anos de convivência com suas alunas, Elaine acredita que o sucesso das aulas vai além dos benefícios físicos. “Foram criados laços afetivos e sociais que tornam cada encontro especial. O movimento fortalece o corpo, mas a amizade e o convívio fortalecem a alma”, afirma.
Atualmente, ministra aulas em diferentes pontos da cidade: Bom Retiro, Parque das Colinas, Parque Municipal, Jardim Lago, Clube São Cristóvão e Jardim Paraíso.
Para ela, o maior prazer é proporcionar não apenas qualidade de vida, mas também momentos de socialização. As confraternizações com café da manhã ou da tarde são exemplos de como a atividade física se transformou em um espaço de amizade e acolhimento.
“Sou muito grata a todos que possibilitam a realização dessas aulas nos bairros. E agradeço, principalmente, às alunas, porque sempre digo: se não houver interesse delas, não tem para quem ministrar”, destaca Elaine, que segue inspirando gerações com sua paixão pelo movimento e pelo convívio humano.



