Valinhos soma 21 ocorrências de maus-tratos a animais em 2025

Dados fazem parte de um balanço obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI)

O número de registros de maus-tratos a animais segue em alta na região de Campinas e Valinhos aparece entre as cidades com mais ocorrências em 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.

De acordo com o levantamento, Valinhos contabilizou 21 ocorrências de maus-tratos no último ano, ocupando a 8ª posição no ranking regional, empatada com Mogi-Guaçu. Campinas lidera a lista com 209 registros, seguida por Indaiatuba (57) e Paulínia (39).

Os dados fazem parte de um balanço obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI) e consideram municípios da área do Deinter 2, que engloba 38 cidades, sendo 24 da região de Campinas. Em toda a área, foram registrados 977 casos em 2025 — número superior ao dos anos anteriores.

Especialistas apontam que o crescimento das notificações nem sempre indica aumento direto da violência contra animais, mas também reflete maior conscientização da população e ampliação dos canais de denúncia. Com mais informação, moradores tendem a reconhecer situações de negligência e agressão e formalizar os registros.

Pela legislação brasileira, maus-tratos a animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Entram nessa classificação práticas como agressão, abandono, falta de alimentação e água, ausência de cuidados veterinários e manutenção em locais inadequados. Para casos envolvendo cães e gatos, a pena é mais severa, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181. Em situações de flagrante, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo 190. Também é possível registrar ocorrência pela internet, no sistema de web denúncia do governo estadual.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Homem desaparecido há dois meses é localizado durante abordagem social

Leia a seguir

Lei em SP passa a permitir enterro de cães e gatos junto aos tutores