Campinas inicia proteção contra vírus que causa bronquiolite em bebês prematuros e crianças com comorbidades

Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta segunda-feira (9) a imunização contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) para bebês prematuros com menos de 6 meses e crianças com comorbidades de até 2 anos de idade. A aplicação ocorre nos Centros de Saúde (CSs) do município e também em maternidades conveniadas ao SUS.

O imunizante utilizado é o nirsevimabe, um anticorpo monoclonal incorporado recentemente ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. O objetivo é proteger crianças mais vulneráveis contra complicações respiratórias graves causadas pelo vírus.

De acordo com Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, a estratégia representa um avanço importante na proteção dos bebês mais vulneráveis.

“Esse anticorpo monoclonal representa um avanço importante na proteção dos bebês mais vulneráveis ao VSR. Com a imunoprofilaxia, esperamos reduzir as internações e os casos graves nessa faixa etária. Por isso, orientamos as famílias a não deixarem essa proteção para depois — procurem o Centro de Saúde para avaliação e indicação pela equipe de saúde”, orienta.

Segundo a Secretaria de Saúde, a distribuição das doses será nominal e por convocação, o que significa que não haverá aplicação imediata sem avaliação prévia. Famílias cujas crianças se enquadram nos critérios devem procurar o Centro de Saúde de referência para análise do caso.

O VSR é considerado a principal causa de bronquiolite e pneumonia grave nos primeiros anos de vida. Em 2025, Campinas registrou 1.182 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo vírus. A maioria dos casos ocorreu em bebês menores de 1 ano, além de 14 mortes registradas no período.

O nirsevimabe é indicado principalmente para bebês prematuros nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação, com menos de 6 meses de idade, independentemente do peso ao nascer ou da vacinação da mãe contra o VSR. Também podem receber o imunizante crianças menores de 2 anos que apresentem comorbidades, como cardiopatia congênita, broncodisplasia pulmonar, imunocomprometimento grave, Síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular ou anomalias congênitas das vias aéreas.

A distribuição do imunizante será feita de forma nominal e controlada, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Famílias que já foram contatadas por agentes de saúde devem comparecer ao Centro de Saúde indicado na data e horário informados, levando a caderneta da criança e os documentos solicitados.

Já responsáveis que não receberam contato, mas possuem bebê dentro dos critérios, devem procurar o Centro de Saúde de referência levando a caderneta de pré-natal ou laudo médico que comprove a condição da criança. Caso o critério de elegibilidade seja confirmado, a unidade solicitará o imunizante e entrará em contato para agendar a aplicação.

As maternidades conveniadas ao SUS em Campinas também receberão quantidade limitada de doses para aplicação em bebês internados que se enquadrem nos critérios. As unidades que contarão com o imunobiológico são a Maternidade de Campinas, o Hospital da Mulher (Caism) e a Maternidade do Hospital da PUC-Campinas. Caso o bebê receba alta antes da aplicação, a família deverá procurar o Centro de Saúde de referência com a caderneta de pré-natal ou laudo médico.

Além da imunização das crianças, Campinas também oferece vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Nesse caso, os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos ao bebê durante a gestação, garantindo proteção nos primeiros meses de vida, quando o risco de complicações é maior. Para as gestantes, a vacina está disponível em todos os Centros de Saúde e não é necessário agendamento.

A Secretaria de Saúde também recomenda algumas medidas simples para reduzir o risco de infecção, como lavar as mãos com frequência, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações com o bebê e usar máscara em caso de sintomas respiratórios.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Jovem de 23 anos é encontrado morto em rua da região central de Vinhedo

Leia a seguir

Lula sanciona lei que reforça punição para estupro de vulnerável e impede relativização da vítima