Vinhedo aparece entre as cidades com maior número de registros; Campinas contabilizou 11 ocorrências


O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu 98 denúncias de possíveis irregularidades em propaganda eleitoral nas duas primeiras semanas de campanha na região de Campinas. O levantamento considera municípios da área de cobertura regional e mostra Santa Bárbara d’Oeste na liderança, com 21 registros, seguida por Americana, com 14.
Campinas contabilizou 11 denúncias no período. Vinhedo e Piracicaba aparecem logo depois, com nove ocorrências cada. Também foram registrados casos em Indaiatuba e Limeira, com seis denúncias cada, Nova Odessa, com cinco, Sumaré, com quatro, e Hortolândia, com três.
Em todo o Estado de São Paulo, o Pardal acumulou 1.757 denúncias no mesmo intervalo. Entre as principais reclamações estão situações envolvendo propaganda instalada irregularmente em espaços públicos. O cargo de deputado federal concentrou a maior quantidade de apontamentos.
Disponível gratuitamente para celulares, o aplicativo permite que eleitores comuniquem suspeitas de propaganda irregular, desinformação e possíveis crimes eleitorais. O acesso pode ser feito por meio da conta Gov.br ou do e-Título. Segundo a Justiça Eleitoral, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Após o envio, a ocorrência pode ser acompanhada pelo próprio sistema por meio de um protocolo. A ferramenta funciona como um canal de participação popular na fiscalização das campanhas eleitorais.