Apenas 2% das escolas da rede pública contam com apoio dos profissionais; quantidade não é suficiente nem nas escolas particulares
A ausência de psicólogos em todas as 218 escolas municipais de Campinas reflete uma carência significativa no suporte emocional e acadêmico oferecido aos estudantes e professores. De acordo com dados do Inep, apenas 2% das escolas públicas da cidade contam com esses profissionais. Esse cenário preocupa famílias e desrespeita uma lei federal vigente desde 2019, que exige a presença de uma rede de apoio nas escolas.

A pesquisa revela que apenas 6% das escolas em Campinas dispõem de psicólogos, destacando uma discrepância entre instituições públicas e privadas. Apesar de 100% das escolas federais possuírem psicólogos, a presença nas escolas estaduais e municipais é mínima, com 4% e 0%, respectivamente. Mesmo nas escolas privadas, onde a porcentagem é maior (11,9%), a quantidade de profissionais ainda é considerada insuficiente por pesquisadores.
A falta de psicólogos nas escolas impacta diretamente cerca de 70.000 estudantes na rede municipal e 173 unidades estaduais. Enquanto a Prefeitura planeja a contratação de 50 psicólogos, o Estado também anuncia a realização de concursos para suprir essa demanda. No entanto, a estratégia para atender todas as escolas ainda não foi definida, evidenciando a necessidade urgente de ações concretas para garantir apoio emocional e acadêmico adequado aos alunos e educadores.