O Ministério da Saúde amplia a lista de medicamentos gratuitos e subsidiados do Programa Farmácia Popular, beneficiando milhões de brasileiros.
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir desta quarta-feira (10), serão incluídos no rol de medicamentos disponibilizados gratuitamente ou com 90% de subsídio os remédios para tratamento de glaucoma, rinite, colesterol alto e doença de Parkinson.
Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que cerca de 95% dos insumos necessários para o tratamento dessas doenças sejam fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerando uma economia média anual de aproximadamente R$ 400 por paciente. A medida beneficiará cerca de 3 milhões de pessoas cadastradas com essas patologias.
O Programa Farmácia Popular do Brasil visa complementar a disponibilização de medicamentos na atenção primária à saúde, em parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Assim, além das unidades básicas de saúde e farmácias municipais, os cidadãos podem obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa.
Além dos novos medicamentos incluídos, o programa já oferecia remédios para diabetes, asma e hipertensão. No último ano, foram adicionados medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais. Agora, o programa também disponibiliza medicamentos subsidiados para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde arca com até 90% do valor de referência tabelado, e o cidadão paga o restante, conforme o preço praticado pela farmácia.
Além disso, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa. Para retirar os medicamentos, basta apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF na farmácia credenciada. A comprovação do vínculo com o Bolsa Família é feita automaticamente pelo sistema, dispensando a necessidade de cadastro prévio.
Os novos medicamentos disponíveis gratuitamente a partir de hoje são:
Colesterol alto: sinvastatina 10mg, sinvastatina 20mg e sinvastatina 40mg;
Doença de Parkinson: carbidopa 25mg + levodopa 250mg e cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg;
Glaucoma: maleato de timolol 2,5mg e maleato de timolol 5mg;
Rinite: budesonida 32mcg, budesonida 50mcg e dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.