Durante as aulas, os participantes interagem entre si, desenvolvem habilidades socioemocionais e aprendem a respeitar e lidar com as diferenças


A ACESA Capuava deu início a uma nova edição do projeto Natação Inclusiva II, neste mês de abril, dentro das instalações da instituição, oferecendo, gratuitamente, 60 vagas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, já atendidos pela entidade.
É emocionante ver o progresso das crianças dentro da Natação Inclusiva.. Elas chegam tímidas, muitas vezes com medo, e, com o tempo, ganham confiança, autonomia e até melhoram sua convivência fora da água”.
Durante 10 meses, os participantes terão aulas regulares de natação adaptada, em uma piscina coberta e acessível, com infraestrutura especializada e acompanhamento de profissionais capacitados. No caso de pessoas com deficiência, a prática esportiva vai além da promoção da saúde física, atuando também como ferramenta essencial para a transformação social e construção de autoestima, autonomia e inclusão.
De acordo com Juliana Bertelli, coordenadora técnica da entidade e uma das profissionais envolvidas no projeto:
A natação é reconhecida pela comunidade médica e terapêutica como um dos esportes mais completos para o desenvolvimento motor, sensorial e emocional de pessoas com deficiência. Além disso, a prática inclusiva estimula o convívio, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Durante as aulas, os participantes interagem entre si e aprendem a respeitar e lidar com as diferenças.
A ACESA Capuava – Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – é reconhecida como referência no atendimento a pessoas com deficiência na região. O projeto, desenvolvido pela entidade, foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte (PRONAC SLIE: 2201417) e conta com patrocínio de empresas de Valinhos.