News

Adauto Bissoto e as memórias de um folião apaixonado pelos carnavais de Valinhos

Corretor de imóveis relembra com saudade os animados anos 80 e 90, marcados por blocos, escolas de samba e muita folia na cidade

Gabriel Previtale

Adauto Bissoto Pereira da Silva é um corretor de imóveis que guarda com carinho as lembranças dos vibrantes carnavais que animaram a cidade nas décadas de 80 e 90. Envolvido na cena carnavalesca desde sua juventude, Adauto compartilha suas memórias de folião entusiasta.

“Sempre gostei do carnaval, mas hoje não participo mais como antes. Tenho muitas lembranças incríveis dessa época”, afirma Adauto. Ele recorda com entusiasmo sua participação no bloco “Capetas Do Apocalipse”, que marcou presença nas ruas de Valinhos a partir de 1983. O folião descreve uma de suas experiências mais marcantes: “No primeiro ano, em 1983, saímos atrás da escola Moinho Velho, e eu fiquei dentro de uma banheira enquanto o pessoal a empurrava. Foi muito gostoso.”

O entrevistado relembra com carinho dos momentos no salão, onde pulava ao som das tradicionais marchinhas

Nos anos seguintes, o icônico folião continuou a se envolver ativamente nos carnavais locais. Em 1984, o bloco homenageou Clara Nunes, e em 1985, o tema foi “Capetas Do Apocalipse”. Em 1986, Adauto participou da escola de samba “Leão da Vila”, vivenciando a intensidade da festa carnavalesca.

O corretor de imóveis relembra com carinho dos momentos no salão, onde pulava ao som das tradicionais marchinhas. Em 1991, Adauto recebeu o título de “Maior Folião” no Country Club Valinhos, demonstrando seu amor pela celebração.

Em 1988, Adauto ingressou no bloco “Enfermaria”, que na época era restrito ao salão. Os ensaios ocorriam na Praça Washington Luiz, onde a amizade entre os foliões se fortalecia. “Tenho amizade até hoje com esse pessoal. Muitos estão casados e constituíram família”, conta Adauto.

Ao relembrar a adrenalina dos desfiles de rua, Adauto destaca a emoção que tomava conta do grupo no dia da apresentação. Com o passar dos anos, ele observa as mudanças no carnaval do salão, que foi se transformando com a introdução de novos ritmos como o axé e o punk.

“Frequentei o carnaval no salão até 1999. Depois disso, comecei a viajar nessa época”, conclui Adauto, encerrando um capítulo repleto de alegrias e amizades que marcaram os inesquecíveis carnavais de Valinhos nas décadas passadas.

Leia anterior

Audições para o Corpo e Pré-Corpo de Baile de Valinhos estão marcadas para dia 17

Leia a seguir

Grupo Rosa e Amor realiza feira de artigos para festas e workshop de docinhos saudáveis