News

Alerta do Procon: Golpe do pix agendado e fraude no comprovante de pagamento

A forma de pagamento que deveria ser uma facilidade, mas têm causado prejuízo aos vendedores

O Procon Valinhos, através da Prefeitura, está emitindo um alerta aos fornecedores sobre um novo golpe relacionado ao pagamento via Pix. O órgão está fornecendo orientações para evitar ser vítima desse golpe e para realizar vendas de forma segura.

Nesse novo golpe, o consumidor indica que irá realizar o pagamento via Pix, mas seleciona a opção de “Pix agendado”. Após sair da loja, o consumidor cancela o agendamento, resultando na lesão ao vendedor, que não recebe o pagamento pelo produto. Além disso, há registros de golpes envolvendo a fraude de comprovantes de pagamento.

Segue abaixo algumas orientações para garantir vendas seguras:

Antes de entregar o produto ou serviço, verifique se o pagamento foi efetuado na conta bancária correta.

Não confie apenas no comprovante de pagamento, pois há casos de alterações fraudulentas, inclusive para valores menores.

Esteja atento ao pagamento “agendado”, pois isso não configura o pagamento imediato da compra.

Solicite o envio do comprovante por e-mail ou WhatsApp, para ter acesso a outras informações, como o possível Código de Autenticação da transação.

Prefira realizar pagamentos via PIX QRCode na própria máquina de transações de vendas. Após a confirmação do pagamento, a máquina emitirá o comprovante da transação.

O Procon de Valinhos também alerta que o consumidor não pode ser retido dentro do estabelecimento até que o pagamento seja identificado, pois isso pode acarretar em prejuízos e sanções adicionais.

Para dúvidas ou problemas de consumo, o Procon de Valinhos está disponível pelo telefone (19) 3871-1223, presencialmente das 8h30 às 16h, na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº 45, Centro, e através do e-mail: procon@valinhos.sp.gov.br.

Leia anterior

Caminhada no CLT pelo fim da violência contra a mulher

Leia a seguir

Campeonatos Municipais de Futebol em Valinhos estão com inscrições abertas