News

Alunos da área rural de Valinhos concluíram curso de Espanhol

Já são mais de 200 estudantes formados em três escolas da cidade

Alunos da EMEB Aparecida Bampa da Fonseca, do Reforma Agrária – Valinhos, realizaram durante o ano de 2022 um curso gratuito de Espanhol. Agora, em dezembro, os 41 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º) se formaram. O idioma é oficial em 21 países, sendo uma das línguas mais falados do mundo, e o segundo mais usado comercialmente.

O projeto é uma ação voluntária da coordenação da unidade e facultativo à participação dos alunos que tiveram a oportunidade de visitar, muitos pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde treinaram o idioma aprendido.

O curso foi aplicado pelo coordenador pedagógico da escola, Rogerio de Souza Ezequiel. A ação faz parte do projeto “VAE- Vamos Aprender Espanhol”. Já são oito anos, mais de 230 alunos formados, incluindo de outras duas unidades – da EMEB Governador André Franco Montoro, no Bom Reitor, e EMEB Governador Orestes Quércia, no Jardim Novo Mundo. Ressaltando que o curso é totalmente gratuito, os alunos não pagam nada.

“Fiquei muito feliz e quero aprender outros idiomas e conseguir um bom emprego para ajudar a minha família. Adorei conversar com uma pessoa em outro idioma”, diz a aluna Ana Clara Ferreira. O aluno Rafael Santos relata que é muito bom saber que aprendeu um idioma e de graça. “Foi uma boa oportunidade. Adorei participar do curso e conhecer o espanhol”, comenta. Já a aluna Fernanda Laia diz que pensa em seu futuro profissional. “Quando estiver falando fluentemente o espanhol também quero estudar outro idioma e quem sabe trabalhar em outro país”.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o projeto voluntário de ensino de espanhol na EMEB da área rural acrescenta no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “A ação busca desenvolver um conjunto de conhecimentos, referentes aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados ao espanhol”, afirma. 

“Já tivemos um aluno que, pela facilidade que teve com o idioma a partir das aulas do projeto, morou fora do Brasil, em Madrid, na Espanha”, destaca ainda o coordenador Rogério que já faz planos para introduzir um novo projeto em 2023 na mesma EMEB, com a supervisão da Secretaria de Educação, para aplicação de um curso de língua italiana. 

Leia anterior

Obras no Hospital Dr. Mário Gatti foram iniciadas nesta terça

Leia a seguir

Divulgada lista de shows da Festa do Figo 2023