Já são mais de 200 estudantes formados em três escolas da cidade
Alunos da EMEB Aparecida Bampa da Fonseca, do Reforma Agrária – Valinhos, realizaram durante o ano de 2022 um curso gratuito de Espanhol. Agora, em dezembro, os 41 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º) se formaram. O idioma é oficial em 21 países, sendo uma das línguas mais falados do mundo, e o segundo mais usado comercialmente.
O projeto é uma ação voluntária da coordenação da unidade e facultativo à participação dos alunos que tiveram a oportunidade de visitar, muitos pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde treinaram o idioma aprendido.
O curso foi aplicado pelo coordenador pedagógico da escola, Rogerio de Souza Ezequiel. A ação faz parte do projeto “VAE- Vamos Aprender Espanhol”. Já são oito anos, mais de 230 alunos formados, incluindo de outras duas unidades – da EMEB Governador André Franco Montoro, no Bom Reitor, e EMEB Governador Orestes Quércia, no Jardim Novo Mundo. Ressaltando que o curso é totalmente gratuito, os alunos não pagam nada.
“Fiquei muito feliz e quero aprender outros idiomas e conseguir um bom emprego para ajudar a minha família. Adorei conversar com uma pessoa em outro idioma”, diz a aluna Ana Clara Ferreira. O aluno Rafael Santos relata que é muito bom saber que aprendeu um idioma e de graça. “Foi uma boa oportunidade. Adorei participar do curso e conhecer o espanhol”, comenta. Já a aluna Fernanda Laia diz que pensa em seu futuro profissional. “Quando estiver falando fluentemente o espanhol também quero estudar outro idioma e quem sabe trabalhar em outro país”.
Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o projeto voluntário de ensino de espanhol na EMEB da área rural acrescenta no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “A ação busca desenvolver um conjunto de conhecimentos, referentes aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados ao espanhol”, afirma.
“Já tivemos um aluno que, pela facilidade que teve com o idioma a partir das aulas do projeto, morou fora do Brasil, em Madrid, na Espanha”, destaca ainda o coordenador Rogério que já faz planos para introduzir um novo projeto em 2023 na mesma EMEB, com a supervisão da Secretaria de Educação, para aplicação de um curso de língua italiana.