Por Gabriel Previtale
Neste Dia do Psicólogo (27 de agosto), o Jornal Terceira Visão faz sua homenagem entrevistando Ana Paula Pailo (@anapaulapailo ), psicóloga formada e residente em Valinhos, que compartilha conosco os desafios e as recompensas de sua trajetória de 18 anos na psicologia clínica. Com uma abordagem que valoriza o “aqui e agora”, Ana Paula tem se dedicado a transformar vidas por meio da Gestalt-terapia, ajudando seus pacientes a explorar seu potencial e superar desafios emocionais.
A paixão de Ana Paula pela psicologia começou na juventude, quando descobriu seu talento natural para ouvir e acolher as pessoas com empatia e respeito. “Sempre aceitei o outro como ele é, sou curiosa por entender como as pessoas pensam, fazem suas escolhas e conduzem suas questões,” revela a profissional, que atua como psicóloga clínica há quase duas décadas, com uma pausa dedicada à maternidade.
Especialista na abordagem Gestalt, a psicóloga explica que seu trabalho se foca no presente, ajudando os pacientes a se entenderem melhor e a encontrarem novas maneiras de lidar com problemas como ansiedade e tristeza. “É um abrir de portas para um novo mundo”, diz. Ela acredita que essa abordagem permite ao indivíduo explorar e fortalecer suas habilidades, descobrindo formas mais assertivas de viver.
Atualmente, Ana Paula atende em um consultório particular e em uma clínica de saúde e bem-estar no bairro Vila Coqueiro, em Valinhos. Esse ambiente proporciona um espaço acolhedor onde seus pacientes podem se sentir à vontade para explorar seus desafios emocionais e buscar soluções para suas questões internas.
Com os olhos voltados para o futuro, Ana Paula planeja continuar contribuindo para o bem-estar emocional de seus pacientes. Ela sonha em, quem sabe, criar uma clínica multidisciplinar renomada. Para aqueles que consideram seguir a carreira na psicologia, Ana Paula aconselha: “Gostar de pessoas é um pré-requisito. Cuidar do outro é dedicar-se a uma série de questões, é adentrar num mundo que não é seu, mas que faz parte de você, agora.”