Anderson Xavier foi reconhecido pela série fotográfica “Um mamão lava a outra”, criada a partir de registros de seis anos que revelam a beleza da interação entre pássaros e natureza
A observação de um gesto cotidiano deu origem a uma obra artística reconhecida no Salão de Artes Visuais de Vinhedo. Aos 51 anos, Anderson Xavier transformou cascas de mamão marcadas por bicadas de pássaros em uma série fotográfica que convida o público a enxergar beleza nos detalhes mais simples da vida.


Morador de Vinhedo há 11 anos, o publicitário teve sua obra “Um mamão lava a outra” selecionada entre 1.072 trabalhos inscritos, de dez estados brasileiros. Ao todo, 151 obras de 109 artistas foram escolhidas para a exposição. Anderson também recebeu o Prêmio Honorífico, reconhecimento que considera uma surpresa e uma oportunidade de ampliar a divulgação de sua proposta artística.
O projeto começou em 2020, durante a pandemia, quando ele passou a oferecer pedaços de mamão às aves. Ao perceber as marcas deixadas pelas bicadas nas cascas, identificou formas que lembravam pinturas abstratas e começou a fotografá-las. Após seis anos de registros, organizou as imagens em uma sequência que evidencia a criação espontânea da natureza.
A apresentação também reúne informações sobre as espécies observadas, curiosidades, cantos dos pássaros e vídeos do processo. Para Anderson, seu papel foi observar e organizar uma criação cuja verdadeira autoria pertence à natureza e às aves.
O interesse pela criatividade acompanha o artista desde a infância e foi fortalecido pela publicidade, pela convivência com outros artistas e pela parceria de vida com a artista plástica Elen Neme.
Com mais de 28 anos de experiência em marketing, Anderson planeja produzir vídeos motivacionais, contemplativos e documentários. Atualmente, também trabalha com o marketing da padaria artesanal Notre Pain, conciliando comunicação, sensibilidade e criatividade.
Sua obra deixa uma reflexão: muitas vezes, são as pequenas experiências do cotidiano que revelam os sentidos mais profundos da vida.