Por Gabriel Previtale
Em celebração ao Dia do Agricultor, dia 28, vamos contar um pouco sobre o trabalho e história de Matheus Lacarini (@irmaoslacarini), produtor rural de renome na região de Valinhos. Com grande variedades de frutas em destaque, Matheus tem foco na produção concentrando-se no figo roxo e uva niágara. Uma seleção cuidadosa que reflete o compromisso com a qualidade.
Sobre o processo de cultivo, Lacarini enfatiza a produção convencional, mas ressalta a importância dos certificados e do rigoroso processo de qualidade, especialmente vital devido à exportação. Ele explica que, para garantir a melhor experiência aos clientes, adotam práticas que asseguram a excelência das frutas.
A tradição da família Lacarini na agricultura remonta a mais de um século, desde que seus bisavós migraram da Itália para trabalhar nas plantações de café em Valinhos. Uma história que se entrelaça com a própria história da cidade.
Participando da Festa do Figo há mais de 60 anos, Lacarini enfatiza como o evento não apenas se tornou uma tradição para sua família, mas também uma oportunidade crucial para promover seu trabalho e alcançar um público mais amplo.
O agricultor compartilhou que, visando a exportação, seus figos não utilizam a calda bordalesa (sulfato), resultando em um aspecto roxo natural que se destaca. Uma técnica que ressalta a singularidade de seus produtos.
Ao orientar os apreciadores sobre como escolher as melhores frutas, Lacarini destacou que escolher figos roxos e com aparência saudável é sempre uma escolha acertada.
Além da Festa do Figo, a família Lacarini marca presença em feiras internacionais de exportação, como as de Madrid e Berlim, onde têm a oportunidade de apresentar seu trabalho e produtos a clientes estrangeiros.