Um grupo de mulheres voluntárias de Valinhos tem ajudado famílias carentes e entidades assistenciais do município por meio de um projeto social chamado “Mãos que Fazem”. O projeto, que nasceu em 2019, conta hoje com uma grande equipe que trabalha para transformar vidas e oferecer apoio, “levando doações diretamente às famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas atendidas por instituições que fazem parte do Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV)”.
Um exemplo de instituição beneficiada é a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, onde o projeto “desempenha um papel importantíssimo, em especial para os adolescentes que completam 18 anos e precisam deixar o abrigo; passando a residir sozinhos e precisando organizar o seu próprio lar”, como explica Adriana Simões, coordenadora da Casa da Criança.
O projeto “Mãos que Fazem” conta com uma equipe fixa de 10 coordenadoras e dezenas de outros apoiadores, que têm proporcionado dignidade e esperança para diversas famílias, impactando centenas de pessoas. Além de fornecer itens essenciais como alimentos, mobiliário, eletrodomésticos, atendimento médico e odontológico, o grupo se dedica a um apoio humanizado, compreendendo as necessidades de cada família, oferecendo orientações e suporte para seguir com estudos e ingressar no mercado de trabalho.
De acordo com Sandra Melo Abacherli, idealizadora do projeto “Mãos que Fazem”, o grupo conta com doações de moradores, instituições e lojistas de Valinhos para realizar esse trabalho; além da ajuda de profissionais de pintura, elétrica, hidráulica e instalação, que doam a própria mão de obra, sem cobrar nada. Sandra destaca que a importância desse trabalho está também no respeito e inclusão, garantindo que as famílias se sintam parte do processo. “Não impomos nada; respeitamos todas as religiões, crenças e culturas. Queremos que as famílias se apropriem das conquistas e possam viver uma etapa melhor das suas vidas”.
O grupo opera informalmente, mas com presença ativa nas redes sociais, onde compartilha algumas das histórias e conquistas do projeto. Para aqueles que desejam fazer parte dessa corrente do bem, participando, ajudando e oferecendo as próprias habilidades para fazer a diferença na vida de alguém, o grupo “Mãos que Fazem” pode ser encontrado no Instagram: @maosquefazemprojeto.