News

APAE de Valinhos celebra 53 anos de dedicação à inclusão e educação especializada

Entidade atende atualmente cerca de 420 pessoas de todas as faixas etárias em diversos programas

Por Gabriel Previtale

Há 53 anos, no dia 11 de abril de 1971, nascia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valinhos, fruto do empenho do Padre Leopoldo Petrus Van Liempt. Desde então, a instituição tem se dedicado incansavelmente à oferta de atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão e na garantia de seus direitos.

Em janeiro de 2023, Nivaldo Donizetti Miguel assumiu a presidência da APAE de Valinhos, trazendo consigo uma vasta experiência e um profundo compromisso com a causa da inclusão. Nivaldo, que já integrava a Diretoria da APAE desde 2010, demonstrou sua dedicação ao longo dos anos, ocupando diversos cargos até alcançar a presidência.

APAE de Valinhos teve a liderança de onze presidentes, todos eles dedicados e empenhados, sendo o atual Nivaldo Donizetti Miguel

O atual presidente, fala sobre o sentimento nesse aniversário, “Uma instituição que chega aos 53 anos de vida com essa infraestrutura e com a generosidade e carinho de nossos colaboradores para com nossos assistidos é muito satisfatório, pois isso nos enche de orgulho e nos encoraja para continuar com esse trabalho voluntário muito gratificante”, diz Nivaldo.

Atualmente, a APAE de Valinhos é mantenedora da renomada Escola de Educação Especial “Maria Antonia Celani”, que oferece uma programação pedagógica especializada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) desde 1986. Com cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, a escola tem como missão proporcionar uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral de seus alunos.

Mas nem tudo são sorrisos, Nivaldo Donizetti fala sobre os obstáculos, “Nunca foi fácil enfrentar os desafios de administrar uma instituição tão grande com poucos recursos e de manter em ordem e dando um atendimento de ponta para os assistidos. Foram muitos dias e noites em claro buscando doações, fazendo eventos para tentar equalizar as contas”.

Instalada em sua sede própria, em uma área de 12 mil metros quadrados, a entidade atende atualmente cerca de 420 pessoas de todas as faixas etárias em diversos programas. Ao longo de sua história, a APAE de Valinhos teve a liderança de onze presidentes, todos eles dedicados e empenhados na busca por melhorias e avanços para a instituição.

“Estamos constantemente buscando recursos através de Emendas Parlamentares, Emendas Impositivas e campanhas junto à população que sempre está abraçando essa importante causa de levar o melhor para os nossos assistidos. Recentemente conseguimos algumas emendas junto aos vereadores, as quais iremos efetuar algumas reformas para oferecer mais acessibilidade. Temos uma equipe que prepara e capacita os assistidos para inserção no mercado de trabalho, onde estão sendo incluídos e ganhando seu sustento”, completa o atual presidente.

Hoje, olhamos para trás e celebramos não apenas os 53 anos de história da APAE de Valinhos, mas também o legado de inclusão e educação especializada que foi construído ao longo desse tempo no município. “Há 53 anos por iniciativa do Pe. Leopoldo Van Liempt, instalava a APAE de Valinhos, que exigiu o empenho e dedicação de voluntários, familiares e simpatizantes a uma causa tão bela. Aos membros da Diretoria, funcionários, técnicos, familiares, meus parabéns por esta data tão significativa”, finaliza Nivaldo.

Leia anterior

TST condena Unicamp por não conceder adicional de insalubridade a funcionária do necrotério do HC

Leia a seguir

Grupo de capoeira realiza mutirão para pintura do centro comunitário