Na última quinta-feira (8) a Federação Internacional de Futebol (Fifa) emitiu um comunicado referente a notícia que vem circulando entre os internautas sobre um cartão azul que seria em breve introduzido no futebol profissional. Segundo as informações do comunicado, afirmar isso seria “incorreto e prematuro”. “Qualquer teste, se implementado, deve ser limitado de uma maneira responsável aos níveis inferiores, uma posição que a Fifa pretende reiterar quando esse item for discutido com a IFAB no dia 1 de março” explicou a Fifa.
De acordo com o jornal inglês “The Telegraph”, um cartão azul poderá ser introduzido no futebol profissional para punir lances antidesportivos dentro dos jogos. Ainda segundo informações divulgadas pela imprensa, essa novidade seria anunciada nesta sexta-feira pela International Football Association Board (Ifab), entidade responsável pelas regras do esporte.
O cartão azul faria com que os jogadores fossem removidos do campo por dez minutos se praticassem uma simulação, faltas de antijogo ou mostrassem desrespeito a um árbitro. Caso o jogador receba dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, receberia o cartão vermelho em seguida e seria expulso da partida.