Prefeitura já realizou 70% das obras e 12 mil pacientes são beneficiados com as melhorias
Após uma década desde sua inauguração, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Valinhos entra em uma nova fase nesta sexta-feira (26), com a conclusão da primeira etapa de sua revitalização realizada pela Prefeitura.
Com um investimento de R$ 1,5 milhão proveniente do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), esta renovação beneficiará mensalmente cerca de 12 mil pacientes. A partir de agora, os usuários serão novamente atendidos na parte revitalizada da unidade, situada na Avenida Gessy Lever, no sentido do bairro Lenheiro.
A primeira intervenção na UPA, inaugurada em 14 de março de 2014, resolveu problemas antigos como vazamentos, além de implementar outras melhorias estruturais. A prefeita Lucimara de Godoy relembra: “Quando assumimos o governo, reconhecemos a necessidade dessa obra e nos preparamos para ela. Naquela época, priorizamos os atendimentos às vítimas da Covid. Em seguida, enfrentamos os problemas crônicos de saúde, entregando a nova Central de Medicamentos para eliminar desperdícios e déficits, inauguramos o funcionamento do Laboratório de Exames após cinco anos de espera, além da Farmácia 24 horas e da nova sede do SAMV”.
Agora, os usuários poderão usufruir de novas salas e consultórios, incluindo uma sala para a Guarda Civil Municipal (GCM), uma sala de espera com capacidade para 42 pessoas, uma sala de recepção após a triagem, uma sala para espera de classificação, duas salas de classificação, duas salas de espera médica, quatro consultórios clínicos, um consultório ortopédico, uma sala de imobilização, um consultório multifuncional, uma sala de espera para medicação, uma sala de medicação, uma sala de serviço social e uma sala de administração.
A reforma da UPA teve início em novembro do ano passado, com a revisão do telhado e revitalização da parte externa. No piso superior, foi realizada a substituição de 100% do piso vinílico por porcelanato, além da renovação da pintura interna. No térreo, houve uma completa alteração no layout, com troca de todo o piso, instalação de novos equipamentos de ar-condicionado e mobília.
Além disso, foram substituídas as portas de madeira com batentes, torneiras clínicas, luminárias, interruptores e tomadas. As paredes internas receberam repintura, os revestimentos cerâmicos foram rejuntados e bate-macas foram instalados nos corredores. Segundo a Secretaria da Saúde, a reforma da UPA ainda incluirá outras melhorias no térreo, como refeitório, laboratório, salas de emergência, salas de observação, banheiros e salas de procedimentos.