No último texto que publiquei aqui, comentei sobre a preparação para o ENEM, pauta que se sobressai no momento em que as inscrições são abertas. O assunto ganha se expande para aqueles que desejam tentar uma vaga nas universidades estaduais paulistas — USP, UNESP e UNICAMP — e ganha novos contornos, já que as provas apresentam evidentes diferenças. A primeira delas é a chamada “lista de leituras obrigatórias”, que já pode ser consultada nos sites das três instituições.
Cada uma com sua periodicidade realiza mudanças na lista. Por exemplo, este ano a UNICAMP incluiu a obra “No seu pescoço” da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Essa escolha faz parte de uma série de políticas que visam à ampliação do cânone. Se você tem mais de 30 anos, deve ter vivido a época em que só se lia José de Alencar e Machado de Assis nas escolas, pois esses eram os autores cobrados na prova. Eles não foram extintos, mas deixaram de ser as estrelas principais. Isso porque não se fala mais em “Literatura”, mas em “Literaturas” de Língua Portuguesa. Não há mais um único cânone, alguns poucos clássicos ou um único trajeto pelos livros: são muitos e o vestibular é uma forma de institucionalizar essa mudança. Há apenas uma coisa que não mudou: as chances de você se sair bem caso não tenha lido. Ler é um processo bastante complexo, que envolve múltiplas etapas. Veja: entre abrir o livro e compreender uma narrativa, você precisará decodificar as letras, associar as sentenças a outras já conhecidas, associar uma imagem às descrições, atribuir emoções e julgamentos a essa criação, relacionar as ações ao momento histórico para, então, compreender a mensagem e, assim, poder ser crítico em relação ao que leu. Você pode ouvir um audiobook, ler um resumo, assistir um vídeo no youtube dissecando a obra… Nenhuma experiência substitui a leitura por completo, apenas parte da experiência.
Por isso, pense bem nas escolhas que fará ao ver as tais leituras obrigatórias. Vale a pena investir nas últimas alternativas que citei? A resposta é sim, desde que você tenha passado pelos processos anteriores da leitura.