A atleta e guarda municipal de Valinhos, Rose Santos, que compete como bodybuilder e bracista, participou e foi campeã no último sábado, 25, do Strap Cup, o primeiro campeonato profissional de luta de braço de 2025. Rose venceu com o braço direito e o esquerdo, conquistando sua melhor classificação neste campeonato, no qual os atletas têm as mãos amarradas desde o início da jogada, formato que difere de outras competições.
Em seu perfil @rosesantosatleta, a atleta compartilhou que foi um dia de superação. “Cada treino, cada desafio, vale a pena para conquistar aquilo que desejamos. Seguimos mais forte do que nunca”. O Strap Cup aconteceu em Indaiatuba e reuniu atletas e entusiastas da modalidade.
Em entrevista ao JTV, a atleta nos contou que neste ano já tem classificação para o Panamericano e o Mundial de luta de braço. Entre outras conquistas, Rose é campeã Sul-Americana de fisiculturismo por três vezes consecutivas; e vice-campeã mundial de luta de braço por duas vezes consecutivas, em 2018 e 2019, em competições realizadas na Turquia e Romênia.
E o que tem sido fundamental para as conquistas da atleta, vai além da experiência. “Conquistar tantos títulos assim não é fácil, exige muito foco e dedicação, onde tenho que manter uma rotina diária de treinos intensos e dietas”. Para alcançar seus objetivos, Rose chega a treinar seis dias por semana; e até mesmo sete, sem descanso, quando as datas dos campeonatos se aproximam.
Porém, os treinos intensos e a dieta rígida são apenas parte do desafio diário de conciliar a vida de atleta à vida pessoal e profissional. “Como eu também tenho que trabalhar e cuidar da minha família, a minha rotina diária é muito bem dividida para conseguir dar conta de tudo”.
Natural de Santa Mariana, Paraná, Rose mudou-se para Valinhos aos 20 anos, em busca de oportunidades de trabalho. Além de se dedicar ao esporte, trajetória que teve início em 2012, Rose Santos é mãe de dois filhos, esposa, avó e funcionária pública em Valinhos, onde exerce a função de guarda municipal desde 1999.